Uso de celulares em provas leva Justiça a suspender concurso em Cacoal; MP denunciou

O Poder Judiciário de Rondônia acatou pedido do Ministério Público e determinou, em caráter liminar, a suspensão imediata do concurso público da Prefeitura de Cacoal, deflagrado pelo Edital nº 1/2024. A medida abrange também a paralisação de convocações e nomeações de candidatos aprovados. O certame, realizado em novembro do ano passado, apresentou suspeitas de irregularidades, como o uso de celulares durante a prova objetiva.
A decisão foi proferida no âmbito de ação civil pública ajuizada pela promotora de Justiça Daeane Zulian Dorst. O processo teve início a partir da prisão de um candidato flagrado utilizando aparelho celular durante o exame, em 17 de novembro de 2024, além de denúncias posteriores de condutas que afrontariam regras estabelecidas no edital.
Segundo o Ministério Público, o candidato preso teria utilizado o telefone para enviar imagens da avaliação a um grupo em aplicativo de mensagens. A esse episódio se somam queixas de concorrentes sobre a ausência de envelopes de segurança para guardar itens proibidos, além de relatos de participantes que teriam utilizado celulares e relógios no decorrer da prova. Há ainda registros de que os equipamentos chegaram a emitir sons sem que houvesse intervenção dos fiscais, alguns dos quais teriam deixado as salas durante a aplicação.
Na avaliação do MP, as falhas atribuídas à banca organizadora, Consulplan, comprometeram a lisura do processo seletivo e frustraram o interesse público. Por esse motivo, foi solicitada a concessão de tutela provisória, já que o concurso seguia em andamento na etapa de convocação de candidatos, o que poderia gerar posse em cargos públicos posteriormente anulados.
Com base nesses elementos, a Justiça determinou a suspensão imediata do concurso e a interrupção de todas as convocações e nomeações relacionadas ao Edital nº 1/2024 da Prefeitura de Cacoal.
Veja Também
Prefeitura da capital divulga resultado preliminar de processo seletivo da educação
Sema divulga convocação de aprovados em seletivo para voluntários
Nota do Enem pode ser usada no Processo Seletivo Unir 2026; inscrições seguem até quarta-feira