Bolsonaro e Haddad assinam compromisso com liberdade de imprensa e direitos fundamentais

A pedido da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) assinaram um termo de compromisso de que respeitarão os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição, mais especificamente no artigo 5°, que se refere "à inviolabilidade do direito à vida, à igualdade, à segurança e à propriedade".
- A campanha perdeu o norte. Ela se transformou numa troca de insultos pessoais, ofensas e fake news que deixaram o eleitor refém de um cenário de medo - disse.
Segundo o presidente da entidade, Domingos Meirelles, a iniciativa é uma tentativa de fazer com que a campanha retorne ao "eixo natural", que é a discussão de programas de governo.
- A campanha perdeu o norte. Ela se transformou numa troca de insultos pessoais, ofensas e fake news que deixaram o eleitor refém de um cenário de medo - disse.
De acordo com Meirelles, as duas candidaturas manifestaram em algum momento, às vezes de maneira clara, outras de forma mais velada, o desejo de mexer na Constituição: Fernando Haddad por meio de uma constituinte, e Jair Bolsonaro a partir de um "grupo de notáveis".
- Para afastar essas suspeitas que rondam as duas candidaturas, imaginamos esse documento - afirmou.
Veja Também
Desinformação na campanha eleitoral é passível de multa, ratifica TSE
Eleições 2026: votação de novas regras de inelegibilidade é transferida para esta quarta
TRE cassa diplomas de vereadores por fraude à cota de gênero após ações do MPE
Justiça Eleitoral reconhece fraude à cota de gênero pelo Partido da Mulher após atuação do MP