Candidatos respeitam decisão judicial e locais de votação estão sem santinhos em Porto Velho
Muito diferente de anos anteriores, as cidades rondonienses amanheceram sem sujeira próximo aos locais de votação. A novidade surpreendeu até mesmo o presidente do TRE, Paulo Kiyochi Mori, ao detalhar em entrevista coletiva, que já na madrugada, seu comitê de segurança já havia detectado grande tranquilidade e na “questão de santinhos pra nossa satisfação, os colégios todos limpos”, disse.
Na última quarta-feira (27), a Justiça Eleitoral concedeu tutela inibitória de urgência, impetrada pelo Ministério Público, para que os candidatos ao Governo, Marcos Rocha (União) e Marcos Rogério (PL) e suas coligações, retirassem todo material de propaganda jogado em ruas e calçadas do estado. A multa era de R$ 100.000, sem prejuízo da responsabilidade pessoal, de acordo com o juiz auxiliar da propaganda eleitoral no TRE-RO, Acir Teixeira Grécia. A decisão pode ter sido fundamental para a ausência de derramamento de santinhos.
Houve ainda a determinação para que os representados não distribuíssem santinhos e panfletos nas proximidades dos locais de votação, a partir da véspera da eleição.
Na petição, o MP Eleitoral argumentou que a medida é necessária visando a evitar dano irreparável à democracia, à dignidade da justiça, ao justo pleito eleitoral, ao direito eleitoral penal, à saúde, ao meio ambiente, à segurança, ao patrimônio público e à ordem jurídica.
Veja Também
Eleitores que não votaram no 2º turno têm até esta terça para justificar
Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro
Justificativa de ausência ao 2º turno das eleições pode ser feita até 7 de janeiro
MPRO garante condenação por propaganda eleitoral antecipada em Parecis