Rondônia, 21 de setembro de 2024
Eleições

Condenado a seis anos de prisão pelo Supremo, Nilton Capixaba renuncia candidatura a reeleição

Condenado a seis anos e 10 meses de prisão no esquema conhecido como Máfia dos Sanguessugas, o deputado federal Nilton Capixaba (PTB) decidiu renunciar à candidatura à reeleição neste ano. O pedido de renúncia foi apresentado na manhã deste domingo, momentos antes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia iniciar o julgamento do registro, que já havia sido impugnado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

No pedido apresentado ao TRE, o deputado afirma que a renúncia se deve a motivos pessoais.

Durante o tempo em que manteve a candidatura, Capixaba gastou cerca de 50% dos R$ 1.162.180,00 de recursos públicos, recebidos do Fundo Partidário. Os gastos dele, segundo o TSE somam R$ 516.560,65. A sangria poderia ter sido evitada. O MPE entrou com pedido para proibição de Capixaba receber dinheiro, mas o TRE negou.

No STF, Nilton Capixaba foi condenado a 6 anos, 10 meses e 6 dias de reclusão, em regime inicial semiaberto, por corrupção passiva. O parlamentar participou da chamada Máfia dos Sanguessugas, que desviava recursos de emendas parlamentares destinadas à compra de ambulâncias para prefeituras.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Eleições 2024: candidatos não podem ser presos a partir deste sábado

Faltam 16 dias: 103 municípios podem ter 2º turno em 27 de outubro

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

Léo Moraes se reúne com Federação das Micro e Pequenas Empresas em Porto Velho