Rondônia, 09 de janeiro de 2025
Eleições

Confúcio Moura discute desafios com moradores da Zona Leste e lembra Dia Nacional da Saúde

O candidato à reeleição ao governo pela coligação “Rondônia no Caminho Certo”, médico Confúcio Moura participou terça-feira (5) de reunião com moradores da Zona Leste da capital, no Condomínio Jamari, para discussão dos novos desafios e novas conquistas incluídas como plataforma de governo para o segundo mandato.



Lembrou em seguida a importância do Dia Nacional da Saúde, em homenagem ao nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, mesmo nome da nova policlínica de Porto Velho, responsável pelo atendimento das consultas com hora marcada em todas as especialidades médicas, sem as tradicionais filas do passado que obrigavam as pessoas muitas vezes a dormir ao lento para conseguir atendimento.

Nos bairros da área da cidade cerca de 120 máquinas realizam a limpeza de dezenas de ruas que ficaram praticamente intransitáveis por causa do período das chuvas. “Estamos interessados ajudar a capital como temos feito em vários outros municípios”, observou Confúcio.

Lembrou em seguida a importância do Dia Nacional da Saúde, em homenagem ao nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, mesmo nome da nova policlínica de Porto Velho, responsável pelo atendimento das consultas com hora marcada em todas as especialidades médicas, sem as tradicionais filas do passado que obrigavam as pessoas muitas vezes a dormir ao lento para conseguir atendimento.

As consultas com hora marcada abrangem também os moradores de outras regiões da cidade e dos municípios do interior. Necessitam apenas do encaminhamento dos postos de saúde da rede básica mantidos pelas prefeituras. Segundo o candidato à reeleição, a descentralização dos serviços de saúde, com atendimento humanizado e consultas por hora marcada “são avanços que devem ser comemorados hoje e todos os dias”.

A saúde recebeu no primeiro mandato cerca de R$ 1 milhão de investimentos para melhoria das condições de atendimento e internação de pacientes e passou a funciona em dia e melhor em menos de 4 anos, de acordo com o candidato, na maioria dos municípios de Rondônia.

A situação de calamidade pública na saúde em São Paulo, Brasília e Piauí denunciada em reportagem do Jornal Nacional é preocupante. Nenhum governador pode administrar bem com esse tipo de pressão e aqui em Rondônia enfrentamos problema semelhante no início do mandato. “Agradeço todo dia a Deus termos vencido essa fase e conseguido os avanços na área da saúde”, disse Moura.

Conquistas

Confúcio Moura lembrou a realização de outras ações no setor de saúde na capital, como a ampliação do número de leitos do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II de 136 para 306 leitos, atendimento humanizado e ampliação do número de leitos de UTI por meio do Serviço de Atendimento Médico Intensivo (Sami), que funciona descentralizado para tirar pacientes do coma.

O Hospital de Base contava com seis Centros Cirúrgicos e os médicos enfrentavam dificuldades para salvar vidas. O governo solucionou o problema, investindo na ampliação do número de Centros Cirúrgicos e atualmente funciona com um total de 12 subunidades.

As obras realizadas no primeiro mandato, segundo Moura, falam por si. O início das obras do Hospital de Emergência e Urgência de Porto Velho (Heuro) vai resolver em definitivo o problema da falta de estrutura do João Paulo II e lembrou a parceria com o Hospital do Câncer de Barretos instalado na capital, facilitando o tratamento de pacientes mais próximos dos familiares.

Tempo de escolhas

O candidato a vice-governador, sindicalista e professor Daniel Pereira disse que a população tem mais uma vez a oportunidade de escolher o melhor caminho e ao fazer um balanço das ações de governo na capital indagou se algum dos participantes entregaria, por exemplo, a chave do carro para um estranho dirigir.

A população, segundo ainda Pereira, deve refletir bem sobre nomes que estão na disputa ao governo sem realizações ou optar por votar num candidato como Confúcio Moura, um administrador sério, trabalhador e ficha limpa, cujos projetos e obras precisam de continuidade.

Léia Leandro observou que falar bem de Confúcio Moura é fácil, pois foi o único governador a construir casas para a população carente, melhorar a saúde pública e o nível da educação. Participaram ainda da reunião com cerca de 200 pessoas moradores de outros condomínios, bairros vizinhos e lideranças comunitárias.

Astir

O candidato participou ainda de outras duas reuniões na capital. A primeira com peritos criminais na sede da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia (Funatec). A outra na Associação Tiradentes da Polícia Militar (ASTIR) e com funcionários do Hospital Tiradentes, onde Moura lembrou novamente o Dia Nacional da Saúde, data que, segundo ele, pode ser comemorada graças às ações realizadas no primeiro mandato visando à melhoria em especial da saúde em Rondônia, e de setores como segurança, educação e outros.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até esta terça para justificar

Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro

Justificativa de ausência ao 2º turno das eleições pode ser feita até 7 de janeiro

MPRO garante condenação por propaganda eleitoral antecipada em Parecis