Disque-Eleições 148 já recebeu mais de 580 denúncias
O Disque-Eleições 148, em pouco mais de 50 dias de funcionamento, já recebeu 583 denúncias vindas de todo o Estado. Somente no mês de agosto foram registrados 384 chamados.
A propaganda eleitoral irregular é a ocorrência com o maior número de denúncias (400), e, logo em seguida, possíveis práticas de crime eleitoral e de condutas vedadas receberam 89 denúncias cada.
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia avalia que, até o final das eleições 2012, o número de denúncias ultrapassará as 1.185 recebidas em 2010. Tal previsão baseia-se no fato de que no ano de 2010, por se tratar de eleições gerais, o número de candidatos foi bem inferior ao de 2012.
Em 2010 foram recebidos 502 registros de candidatura, entre candidatos a governador, senador, deputado federal e estadual, contudo, em 2012, somente para o cargo de vereador são mais de 4.800 candidatos registrados nos 52 Municípios de Rondônia.
Além do telefone 148 é possível fazer denúncias e obter informações pelo e-mail http://www.tre-ro.jus.br/institucional/ouvidoria/formulario-de-contato-ouvidoria ou ainda através do Facebook do TRE http://www.facebook.com/Trerondonia.
É importante ressaltar que o usuário do serviço, ao apresentar uma denúncia, informe o mínimo de elementos ou indícios relacionados ao fato, de forma a possibilitar ou viabilizar as apurações necessárias. Em outras palavras, que saiba perfeitamente o nome do denunciado, o endereço completo do local aonde tenha ocorrido a irregularidade, se possível, indicar testemunhas ou outros elementos que possibilitem as averiguações dos fatos registrados.
O serviço 148 visa estimular e fazer com que cada cidadão rondoniense seja um fiscalizador do processo eleitoral de forma que se possa garantir a inviolabilidade das regras eleitorais, e preservar a lisura das Eleições.
Veja Também
Justificativa de ausência ao 2º turno das eleições pode ser feita até 7 de janeiro
MPRO garante condenação por propaganda eleitoral antecipada em Parecis
Pesquisa divulgada em ano de eleição deve ser registrada na Justiça Eleitoral, reafirma TSE