Rondônia, 27 de dezembro de 2024
Eleições

Eleitores do Acre decidirão sobre fuso horário após voto para presidente

Neste domingo (31), os eleitores do Acre, além de votar para presidente da República, irão decidir sobre a manutenção do fuso horário no estado.



Desde o início do ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) editou resoluções e realizou audiências públicas para esclarecer a população sobre o referendo.

Com a mudança prevista nessa lei, o Acre passou a ter menos quatro horas a partir do fuso horário de Greenwich. A partir de Brasília, o estado que tinha duas horas a menos passou a ter apenas uma hora a menos. Caso a maioria dos eleitores decida pelo “NÃO” no referendo, a lei será revogada e o horário voltará a ser como antes: duas horas a menos que Brasília.

Desde o início do ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) editou resoluções e realizou audiências públicas para esclarecer a população sobre o referendo.

Urnas distintas

Nas eleições deste domingo, haverá duas urnas para colher o voto do eleitor acreano. Na primeira, ele terá de decidir entre os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) para ocupar o cargo de presidente da República.

Na segunda urna, o eleitor poderá escolher a opção 55 para dizer “SIM” ao referendo e 77 para dizer “NÃO”. A pergunta a ser respondida é a seguinte: "Você é a favor da recente alteração do horário legal promovida no seu estado?"

Além das opções “SIM” e “NÃO”, o eleitor poderá votar em branco, utilizando a tecla “BRANCO”.

Embora sejam em urnas diferentes, as duas votações ocorrem na mesma seção eleitoral. Cada eleitor receberá dois comprovantes de votação: um relativo ao referendo e outro ao segundo turno das eleições.

Apuração

A apuração do resultado será simultânea nas duas votações. O TRE, após proclamar o resultado do referendo, enviará uma ata final de apuração, com os respectivos relatórios, ao Tribunal Superior Eleitoral, para homologação desse resultado. A divulgação dos votos será feita a partir das 17h do Acre – 19h de Brasília, considerando o horário de verão – quando se encerra a votação no estado.

Eleitorado

O Acre é um dos sete estados da região Norte do Brasil e possui 470.975 eleitores. É formado por 22 municípios que se dividem em 10 zonas eleitorais; 702 locais de votação e 1.589 seções eleitorais.

A proposta de alteração no fuso horário que resultou na Lei 11.662/2008 foi apresentada pelo senador Tião Viana (PT-AC), eleito no primeiro turno das Eleições 2010 para governar o Acre.

SIGA-NOS NO

Veja Também

TRE espera encerrar apuração até 21 horas

Justificativa de ausência ao 2º turno das eleições pode ser feita até 7 de janeiro

MPRO garante condenação por propaganda eleitoral antecipada em Parecis

Pesquisa divulgada em ano de eleição deve ser registrada na Justiça Eleitoral, reafirma TSE