Em Rondônia, eleitor pode fazer denúncias de ilícitos eleitorais por celular
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) em Rondônia pede que os eleitores que tenham conhecimento de ilícitos eleitorais denunciem. Com a proximidade da votação, 7 de outubro, a fiscalização aumenta, pois crimes eleitorais, como compra de votos, uso da máquina pública, de servidores públicos em horário de serviço e transporte irregular de eleitores, se intensificam na semana que antecede o pleito. A PRE disponibilizou à população o número (69) 98431-9783 para envio de mensagens, fotos e vídeos.
Este canal de atendimento é exclusivo para mensagens de texto, imagens e vídeos. Para denúncias por ligação telefônica, o número é o 0800 148 0 148, da Justiça Eleitoral. As denúncias recebidas são analisadas e podem ser investigadas, dependendo das informações prestadas.
Outros canais para denúncias são: e-mail prero@mpf.mp.br; formulário eletrônico no endereço cidadao.mpf.mp.br; pessoalmente na sede do MPF (avenida José Camacho, 3307, bairro Embratel, em Porto Velho) ou nas promotorias de Justiça do interior de Rondônia.
A PRE alerta para que, no dia das eleições, o eleitor denuncie atos proibidos pela Lei Eleitoral, como o uso de alto-falantes ou a promoção de comício ou carreata, a boca de urna, o transporte irregular de eleitores e a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos. Estas práticas constituem crimes e a pena pode ser de 6 meses a um ano de detenção e multa no valor de cinco mil a mais de quinze mil reais.
A propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV, a realização de comícios ou reuniões públicas e debates e o uso de aparelhagem de som fixo são permitidos até 4 de outubro. Já a divulgação paga em jornais impressos é permitida até 5 de outubro. Um dia antes da eleição, 6 de outubro, pode ser realizada propaganda com amplificadores de som, caminhadas e passeatas, além da distribuição de material de propaganda política.
Veja Também
Eleitores que não votaram no 2º turno têm até esta terça para justificar
Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro
Justificativa de ausência ao 2º turno das eleições pode ser feita até 7 de janeiro
MPRO garante condenação por propaganda eleitoral antecipada em Parecis