Expedito anuncia programa de convivência digital que levará conexão de internet para espaços públicos
Um grupo de aproximadamente 40 jovens se reuniu na manhã de domingo com o candidato ao governo pela coligação “Rondônia, esperança de um novo tempo”, Expedito Junior e seu vice, Maurício Carvalho, no Espaço Alternativo, em Porto Velho, para uma prévia do lançamento do programa Espaço Digital, que ele pretende criar num eventual governo sob seu comando, cujo objetivo é levar conexão de internet para espaços públicos em todo o Estado.
Em Rondônia não é diferente. “É inadmissível que nos dias de hoje nossa população não tenha espaços públicos com internet gratuita. Estamos na era digital e precisamos nos conectar”, reforçou Expedito Junior.
De acordo com a última pesquisa TIC Domicílios (2016), que mede o acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), 46% dos lares brasileiros ainda estão desconectados. O índice sobe para 54% entre as famílias com renda entre um e dois salários mínimos. Os desconectados são, na maioria, moradores de periferias das grandes cidades e zonas rurais e grande parte deles não conta com oferta do serviço em sua região. Em 14% das residências o acesso à internet é feito exclusivamente por celular.
Em Rondônia não é diferente. “É inadmissível que nos dias de hoje nossa população não tenha espaços públicos com internet gratuita. Estamos na era digital e precisamos nos conectar”, reforçou Expedito Junior.
“Vamos começar o programa Espaço Digital pelo Espaço Alternativo de Porto Velho e depois seguiremos para os principais municípios do interior. Além de oferecer internet de graça nos espaços digitais em locais de grande movimentação pelo nosso Estado, vamos instalar também telecentros como forma de inclusão digital. Para isso vamos aproveitar a estrutura do Infovia, uma infraestrutura de comunicação através de fibra ótica”, acrescentou Expedito. Órgãos do Governo e parceiros conveniados estão sendo interligados fisicamente, através de fibra ótica, nos 52 municípios do Estado.
A estrutura do linhão de alta tensão da Eletrobras que interliga a energia elétrica gerada pelas Usinas do Madeira ao eixo da região centro-sul brasileira, transporta a fibra ótica da Telebrás que conecta os órgãos governamentais e parceiros conveniados. Armários centrais estão instalados em pontos estratégicos de todas as cidades rondonienses para estabelecer pontos de conexão à rede estadual e distribuí-la através dos anéis óticos municipais.
Atualmente a Infovia continua em processo de expansão. O centro de processamento de Dados da Infovia está no Palácio Rio Madeira. Em Porto Velho a fibra já existe com mais de 50 km de extensão.
A Telebras disponibilizou conexão e banda da alta velocidade em sua rede de fibra ótica para a conexão e transporte dos dados, a Eletrobras ofereceu a estrutura do linhão ao Governo Estadual que, em contrapartida, disponibiliza os anéis óticos municipais para o Governo Federal avançar com o Plano Nacional de Banda Larga – PNBL na região norte.
Veja Também
Eleitores que não votaram no 2º turno têm até esta terça para justificar
Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro
Justificativa de ausência ao 2º turno das eleições pode ser feita até 7 de janeiro
MPRO garante condenação por propaganda eleitoral antecipada em Parecis