Rondônia, 28 de dezembro de 2024
Eleições

EXPEDITO DIZ NO STF QUE AINDA ESPERA PELO MANDATO DE SENADOR E QUE PEDIDO DE REGISTRO ESTÁ NA IMINÊNCIA DE SER INDEFERIDO PELO TSE; CONFIRA A ÍNTEGRA

Candidato ao Governo de Rondônia que teve o pedido de registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o ex-senador Expedito Júnior trocou os advogados para recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de cautelar que suste os efeitos da decisão local. Em Brasília ele é representado por Adriano José Borges Silva e Adriele Pinheiro Reis Ayres de Brito. Nas explicações para que o pedido seja admitido, os advogados informam que decisões do STF referendam o deferimento, mas vão além e consideram que a negativa de registro pelo TSE também deve acontecer. "Preliminarmente, de se realçar que esta Áurea Corte tem permitido a concessão de medidas liminares incidentes a agravos de instrumento, sempre que presente situação excepcional, como a evidenciada nestes autos (no qual o perecimento do direito, com a negativa de registro de candidatura pelo TSE, é iminente)."

CLIQUE AQUI E CONFIRA A ÍNTEGRA DA PETIÇÃO DO EX-SENADOR NO STF

O principal argumento de Expedito Júnior é o fato de que no entendimento de seus advogados, não é possível a lei retroagir para prejudicar o pretenso candidato. "...Refere-se à impossibilidade de se pretender aplicar as normas restritivas constantes da LC 135/2010 a decisões judiciais a ela anteriores e, mais do que isso, já transitadas em julgado para a acusação. Se a retroação normativa para prejudicar e restringir direitos já se mostra incompatível com os princípios da confiança e da segurança jurídica, a retroação de determinada lei, para o efeito de agravar condenação judicial já transitada em julgado para a acusação ê medida que não se pode tolerar!", dizem.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justificativa de ausência ao 2º turno das eleições pode ser feita até 7 de janeiro

MPRO garante condenação por propaganda eleitoral antecipada em Parecis

Pesquisa divulgada em ano de eleição deve ser registrada na Justiça Eleitoral, reafirma TSE

Juiz julga improcedente ação contra deputados Lebrão, Lebrinha e candidato a prefeito em São Francisco do Guaporé