Rondônia, 10 de janeiro de 2025
Eleições

JUÍZES DE JARU E ALVORADA PROÍBEM VENDA E CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA NO DIA DA ELEIÇÃO

A garantia da ordem pública levou dois juízes eleitorais de Rondônia a proibirem a venda e o consumo de bebidas alcoólicas a partir da madrugada de domingo, dia da eleição. A medida atinge locais públicos das cidades e distritos de Alvorada, Urupá e Jaru, pertencentes a 10ª e 18ª zonas eleitorais. Em Jaru, de acordo com portaria do juiz Flávio Henrique de Melo as restrições estarão valendo até ás 20 horas. Em Alvorada e Urupá até às 18 horas. Confira as decisões:


Considerando a necessidade de garantir a ordem e a normalidade dos trabalhos de votação das Eleições Gerais de 2014;
Considerando, também, o tradicional costume de não vender ou consumir bebidas alcoólicas no dia das eleições;


Considerando a necessidade de garantir a ordem e a normalidade dos trabalhos de votação das Eleições Gerais de 2014;
Considerando, também, o tradicional costume de não vender ou consumir bebidas alcoólicas no dia das eleições;

RESOLVE PROIBIR a todos os proprietários de bares, lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos do gênero que se abstenham de vender bebidas alcoólicas, a partir da 0h0min(zero) hora do dia 5 de outubro de 2014, (Dia das Eleições), até às 20h(vinte) horas do mesmo dia, bem como aos consumidores que se abstenham de ingerir bebidas alcoólicas em locais públicos ou sujeitos à fiscalização policial, contribuindo dessa forma com a Justiça Eleitoral para a melhor realização do pleito e maior segurança dos cidadãos.

Deverá a Policia Militar fiscalizar, caso seja detectado a venda de bebida alcoólica, o estabelecimento deverá ser fechado e tomado as providencias necessárias que o caso exigir.

Publique-se no DJE e no ÁTRIO;
Cumpra-se;
Encaminhando-se cópia para publicação na imprensa local.
Jaru, 02 de outubro de 2014.
Flávio Henrique de Melo
Juiz Eleitoral da 10ªZE
 

PORTARIA N.º 11/2014
A Excelentíssima Senhora Dr.ª ELISÂNGELA FROTA ARAÚJO REIS, Juíza Eleitoral da 18ª Zona, no uso de suas atribuições legais e o que mais lhe faculta o Código Eleitoral, Lei n.º 4.737 de 15 de julho de 1965, especialmente o art. 35, IV e XVII.
CONSIDERANDO que é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio;
CONSIDERANDO que o exercício do direito ao voto, pelo seu elevado sentido cívico, deve transcorrer sem prejuízo à manifestação de vontade livre e consciente do eleitor;
CONSIDERANDO que a legislação eleitoral impõe ao Juiz o dever de adotar todas as providências necessárias para assegurar a garantia da ordem pública e da tranquilidade no dia das eleições;
R E S O L V E:
Art. 1º Fica proibida a venda, o consumo e o fornecimento de bebida alcoólica das 0h às 18h do dia 05.10.2014 (domingo), e durante o mesmo período do dia 26.10.2014 (domingo), caso haja segundo turno, por toda e qualquer pessoa, bares, restaurantes, vendedores ambulantes, lanchonetes, clubes, mercados, distribuidores de bebidas, estabelecimentos congêneres e demais locais abertos ao público, nos municípios de Alvorada do Oeste e Urupá.
Art. 2º O descumprimento da medida acarretará o fechamento do local e sujeitará o responsável à prática do crime previsto no artigo 347 do Código Eleitoral, com pena de detenção de 03 (três) meses a 01 (um) ano, além do pagamento de 10 a 20 dias-multa.
Art. 3º Cópia desta Portaria, que serve como OFÍCIO, deve ser encaminhada, para conhecimento e providências, aos Prefeitos dos Municípios que integram esta Zona, ao Ministério Público, à OAB, às Policias Civil e Militar, à Câmara dos Dirigentes Lojistas, à Associação Comercial e aos órgãos da imprensa local.
Publique-se.
Registre-se.
Cumpra-se.
Alvorada do Oeste/RO, 02 de outubro de 2014.


ELISÂNGELA FROTA ARAÚJO REIS
Juíza Eleitoral da 18ª Zona

SIGA-NOS NO

Veja Também

Na Capital, juízes ainda não se manifestaram sobre Lei Seca

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até esta terça para justificar

Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro

Justificativa de ausência ao 2º turno das eleições pode ser feita até 7 de janeiro