Justiça indefere registro de candidatura de Ted Wilson à Prefeitura; vice vai ser indicado
Uma condenação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) levou a Justiça Eleitoral a indeferir o pedido de registro de candidatura do ex-vereador Ted Wilson, apresentado pelo PRTB. A decisão é do juiz Sérgio William Domingues Teixeira, da 6ª Zona Eleitoral.
Ted Wilson disse que não vai recorrer e seu vice, Leonardo Severo da Luz Neto será o novo indicado pelo PRTB.
A impugnação ao registro de candidatura foi apresentada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), alegando inelegibilidade em razão prestação de contas rejeitadas pelo TCE, referentes 1/1/11 a 13/12/12, quando Ted Wilson era presidente da Fhemeron. “Ao final do julgamento pelo TCE-RO, firmou-se incontroverso, conforme demonstrou o MPE, que o impugnado, na condição de presidente da Fhemeron, teve as contas julgadas irregulares no Processo TCE- RO nº 3448/2016, referentes à tomada de contas especial, com último trânsito em julgado em 7/05/2019 e efeitos até 7/05/2027”
O juiz continua a análise, afirmando que a última decisão colegiada do TCE-RO transitou em julgado em 7/05/2019, o que, inexoravelmente, torna o condenado inelegível até 07/05/2027, salvo se tal decisão for modificada ou anulada. Portanto, qualquer mudança quanto a este aspecto somente seria aceitável se o próprio TCE-RO já tivesse apreciado o seu julgado, modificando-o em ação revisional, ou, então, por força de decisão judicial que porventura determinasse a nulidade do julgado proferido pelo TCE-RO. Por ora, então, tem-se a decisão questionada como insanável, tendo em vista o registro de trânsito em julgado.”
Ouvido pelo jornal, Ted Wilson lamentou a decisão e disse que o TRE “está cometendo um erro gravíssimo. O órgão contratou uma empresa terceirizada para analisar os candidatos e está induzindo o juiz ao erro. Eu tive um problema de uma multa no Tribunal de Contas e pediram o indeferimento da minha candidatura. Se eu recorrer eu ganho, mas eu não quero participar de eleição dessa forma e por isso estou passando o bastão para meu vice concorrer à Prefeitura. Essa foi uma decisão pessoal minha, depois de conversar com minha família. Eu não tenho nada que desabone minha conduta”.
Veja Também
Somente candidato com registro aprovado pode ser diplomado
Termina prazo para prestação de contas de candidatos do 1º turno e retirada de propagandas
MPRO recebeu mais de 700 denúncias eleitorais este ano em Rondônia