Ministério Público Eleitoral pede cancelamento de registro de candidatura a prefeito de Monte Negro
O Ministério Público Eleitoral propôs ação de cancelamento de registro de candidatura do candidato a prefeito de Monte Negro José de Assis Barroso, por condenação por crime contra a administração pública e a ordem tributária. O Promotor de Justiça Eleitoral Edilberto Tabalipa pede na ação que seja oficiada a 3ª Vara da Justiça Federal em Rondônia, solicitando a certidão original do trânsito em julgado da Sentença Penal Condenatória do candidato.
De acordo com o MPE, o candidato, por oportunidade do registro de candidatura ao cargo de prefeito de Monte Negro, não apresentou a Certidão de Antecedentes Criminais atualizada constando a sentença condenatória do TRF 1ª Região proferida no dia 9 de abril de 2012, que negou provimento à apelação do representado, mantendo-se a sentença condenatória proferida pela 2ª Vara da Justiça Federal, Seção Judiciária de Rondônia, que o condenou pela prática do crime previsto no artigo 1º, incisos I e II da Lei 8.137/90, tendo ocorrido o trânsito em julgado no dia 5 de junho de 2012. A não apresentação da certidão atualizada impossibilitou tanto o Ministério Público como a quem interessasse impugnar o registro de sua candidatura dentro do prazo previsto em lei.
De acordo com as mudanças operadas pela Lei Complementar 135/2010, o representado encontra-se inelegível para disputar as eleições municipais deste ano, situação esta que não é passível de modificação, vez que condenado com sentença transitada em julgado.
Veja Também
Somente candidato com registro aprovado pode ser diplomado
Termina prazo para prestação de contas de candidatos do 1º turno e retirada de propagandas
MPRO recebeu mais de 700 denúncias eleitorais este ano em Rondônia