Rondônia, 26 de dezembro de 2024
Eleições

MPE tenta cassar registro de candidato a vereador em Rolim de Moura

O Ministério Público Eleitoral ajuizou ação de investigação judicial eleitoral em desfavor do candidato a vereador José Messias de Oliveira. O vereador, que é candidato à reeleição, foi preso em flagrante delito no dia 25 de agosto deste ano, sob acusação de ter cometido, por duas vezes, o crime de compra de votos, previsto no artigo 299 do Código Eleitoral.

A ação eleitoral, subscrita pelo Promotor Eleitoral Victor Ramalho Monfredinho, com atribuições perante a 15ª Zona Eleitoral de Rolim de Moura, tem a finalidade de cassar o registro de candidatura, além de impor-lhe multa em razão da captação ilícita de sufrágio. Para o Promotor Eleitoral, "a conduta do Vereador José Messias é indubitavelmente reprovável, demonstrando descompromisso com a legislação eleitoral, sobretudo com o equilíbrio e lisura das eleições. Referidas práticas de favores em troca de votos devem ser fortemente reprimidas, a fim de que o eleitor possa escolher o candidato que tem a melhor plataforma política para a coletividade".

Ao final da ação, além da pena de multa, o Promotor Eleitoral pede a cassação do registro de candidatura de José Messias de Oliveira, impedindo-o de concorrer ao pleito de 7 de outubro próximo.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justificativa de ausência ao 2º turno das eleições pode ser feita até 7 de janeiro

MPRO garante condenação por propaganda eleitoral antecipada em Parecis

Pesquisa divulgada em ano de eleição deve ser registrada na Justiça Eleitoral, reafirma TSE

Juiz julga improcedente ação contra deputados Lebrão, Lebrinha e candidato a prefeito em São Francisco do Guaporé