Rondônia, 28 de dezembro de 2024
Eleições

No Norte, além de Porto Velho, Manaus, Belém e Palmas terão 2º turno

No dia 27 de outubro, 362.248 eleitores aptos a votar retornarão às urnas eletrônicas no 2º turno das Eleições Municipais de 2024 para escolher os ocupantes dos cargos de prefeito e de vice-prefeito em Porto Velho. O horário de votação será das 7 às 16 horas (horário local).    

As outras 3 capitais da região norte onde haverá 2º turno são Manaus (AM), com 1.446.122, Belém (PA), com 1.056.211 e Palmas (TO), com 209.524.

Quais municípios podem ter 2º turno para a prefeitura?    

De acordo com a Constituição Federal, somente pode haver 2º turno para a disputa da prefeitura nos municípios com mais de 200 mil eleitores. Para isso ocorrer, é preciso que nenhuma candidata ou nenhum candidato ao cargo tenha obtido mais da metade dos votos válidos (dados apenas a candidatos) no 1º turno. Nesse caso, devem disputar o 2º turno os dois concorrentes mais votados na primeira etapa.    

Urnas eletrônicas   

A nove dias do 2º turno das Eleições 2024, estão preparadas 1.181 urnas eletrônicas, sendo 141 locais de votação na capital. O número de seções eleitorais equivale ao número de urnas eletrônicas que serão usadas para a votação. Em cada seção eleitoral, é instalada uma urna eletrônica. No entanto, a Justiça Eleitoral reserva um número extra de urnas para efeito de contingência, caso haja a necessidade de se substituir algum equipamento.    

Mesárias e mesários    

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), para conduzir o processo de votação na segunda etapa do pleito municipal, até esta sexta-feira (18) cerca de 4.691 mesárias e mesários haviam sido convocados. Desse total, 84% são voluntários para a função.  

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justificativa de ausência ao 2º turno das eleições pode ser feita até 7 de janeiro

MPRO garante condenação por propaganda eleitoral antecipada em Parecis

Pesquisa divulgada em ano de eleição deve ser registrada na Justiça Eleitoral, reafirma TSE

Juiz julga improcedente ação contra deputados Lebrão, Lebrinha e candidato a prefeito em São Francisco do Guaporé