Rondônia, 27 de fevereiro de 2025
Eleições

Observadores internacionais acompanharão eleições em Porto Velho

A consolidação do processo de informatização do voto no Brasil e o sucesso no uso das urnas eletrônicas em todo o país despertaram o interesse da comunidade internacional pelas eleições brasileiras. No próximo dia 3 de outubro, mais de 150 autoridades governamentais e não-governamentais, representando 36 países e várias organizações estrangeiras, estarão no Brasil como observadores internacionais.



Europa

Segundo a Assessoria Internacional do TSE, essa é a missão mais numerosa e representativa de observadores internacionais que o Brasil já recebeu em apenas uma eleição.

Europa

O Tribunal Superior Eleitoral também está em contato com países da Europa para promover a cooperação entre instituições eleitorais interessadas. A Itália, por exemplo, manifestou interesse em examinar a proposta do Presidente do TSE de utilizar o sistema brasileiro de urnas eletrônicas na votação dos numerosos italianos residentes no Brasil nas eleições presidenciais daquele país em 2012.

Outros países europeus como França, Estônia e Holanda também já utilizaram urnas eletrônicas. A Rússia, que integra o BRIC (grupo formado por Brasil Rússia, Índia e China) tem interesse na troca de experiências a respeito, dado que planeja informatizar suas eleições em todo o país em 2015. Também há perspectiva de desenvolver a cooperação sobre o processo eleitoral no contexto dos Foros América do Sul-África (ASA) e naquele constituído por Índia, Brasil e África do Sul (IBAS).

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

TRE/RO acata recurso do MP e condena prefeito e vice de Alta Floresta por abuso do poder político

TRE de Rondônia mantém condenação de administrador de campanha por pedir e receber dinheiro de volta em 2022

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até esta terça para justificar

Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro

AddThis Website Tools