Patrulheiros eleitorais recebem treinamento neste sábado
O Projeto Patrulha Eleitoral, desenvolvido pelo Programa Eleitor do Futuro do TRE-RO, registrou em 2012, somente na capital, a inscrição de 204 alunos distribuídos em 18 escolas, sendo 13 públicas e 5 particulares.
Além dos estudantes convocados para participar do treinamento, também estão convidados servidores do Tribunal e demais interessados que queiram se interar sobre participação política e propaganda eleitoral.
Nesse treinamento, os alunos aprenderão sobre a legislação eleitoral, principalmente no que se refere à propaganda eleitoral dos candidatos aos cargos eletivos em 2012. Com essa capacitação, os patrulheiros poderão fiscalizar e denunciar práticas ilegais de captação de voto, bem como multiplicar aos demais cidadãos todo o conteúdo aprendido.
Além dos estudantes convocados para participar do treinamento, também estão convidados servidores do Tribunal e demais interessados que queiram se interar sobre participação política e propaganda eleitoral.
Rondônia possui hoje 61.632 eleitores entre 16 e 18 anos, somente em Porto Velho são 15.796 eleitores nesta faixa etária. Durante o recadastramento biométrico, muitos jovens fizeram o seu primeiro título, nesse período o sistema eleitoral registrou 9.998 alistamentos em Porto Velho, 575 em Candeias, 278 em Itapuã e 81 em Castanheiras.
O PROJETO
O Projeto Patrulha Eleitoral desenvolve suas atividades desde as eleições de 2006, oportunidades em que já contou com a participação centenas de estudantes da Capital e do Interior. Dessa importante atuação, inúmeras denúncias foram realizadas à Central de Atendimento da Justiça Eleitoral, recebendo especial atenção pelos atendentes, uma vez que advinham de jovens treinados, conscientes e dispostos a impedir fraudes no pleito.
O material didático a ser utilizado durante o treinamento, bem como as demais informações relativas ao Projeto Patrulha Eleitoral, encontram-se disponíveis na página da intranet e internet do Tribunal (http://www.tre-ro.jus.br/institucional/eleitor-do-futuro), no link: Programa Eleitor do Futuro.
Veja Também
Justificativa de ausência ao 2º turno das eleições pode ser feita até 7 de janeiro
MPRO garante condenação por propaganda eleitoral antecipada em Parecis
Pesquisa divulgada em ano de eleição deve ser registrada na Justiça Eleitoral, reafirma TSE