Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Eleições

Preencha em casa seu formulário de justificativa e evite filas no domingo

Durante o primeiro turno muitos eleitores encontraram dificuldades no preenchimento do formulário de justificativa, sendo necessário, inclusive, a intervenção dos monitores no ato de preenchimento, fato que gerou a formação de filas em razão do elevado número de eleitores em busca desse serviço.



O Eleitor que não votou e não justificou sua ausência no primeiro turno tem até 60 dias após as eleições para procurar o Cartório Eleitoral e justificar-se.

Diante desses fatos, a Justiça Eleitoral de Rondônia reforça a importância de o eleitor levar o formulário de justificativa previamente preenchido. Através do link http://www.justicaeleitoral.gov.br/eleitor/justificativa-eleitoral, é possível preencher o requerimento em casa e imprimi-lo, lembrando que o formulário também pode ser obtido em qualquer Cartório Eleitoral do Estado e no Shopping Cidadão, localizado na Capital.

O Eleitor que não votou e não justificou sua ausência no primeiro turno tem até 60 dias após as eleições para procurar o Cartório Eleitoral e justificar-se.

É importante lembrar que a justificativa também faz parte do processo eleitoral, razão pela qual quem estiver fora de seu domicílio eleitoral, neste segundo turno, terá de justificar sua ausência, devendo comparecer a qualquer seção eleitoral ou mesa receptora de justificativa munido do requerimento preenchido e de um dos seguintes documentos de identificação com foto:

- carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais);

- certificado de reservista;

- carteira de trabalho;

- passaporte;

- carteira nacional de habilitação.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Desinformação na campanha eleitoral é passível de multa, ratifica TSE

Eleições 2026: votação de novas regras de inelegibilidade é transferida para esta quarta

TRE cassa diplomas de vereadores por fraude à cota de gênero após ações do MPE

Justiça Eleitoral reconhece fraude à cota de gênero pelo Partido da Mulher após atuação do MP