Rondônia, 07 de maio de 2024
Eleições

Presidente do TRE desafia candidatos em ato cívico pela Ética na Política

O evento foi realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil na noite de terça-feira (26), com a participação de todos os candidatos que disputam o cargo de governador do Estado.

No evento, o desembargador Péricles Moreira Chagas, presidente do TRE enalteceu a iniciativa da OAB, que tradicionalmente procura reunir os postulantes aos cargos do Executivo estadual visando firmar um pacto em favor da ética. Registrou que ações em busca de eleições limpas, com lisura na disputa, é uma causa que o TRE rondoniense tem buscado também, como a campanha “Vote Certo, Vote Consciente”, que será lançada no próximo dia 30. Ele ainda fez um alerta para a previsão declarada de um vultoso gasto com as campanhas, comparando a carência da sociedade rondoniense nas áreas principais: saúde, educação e segurança.

Após as considerações das autoridades públicas presentes, cada candidato, durante 10 minutos, pôde falar brevemente sobre suas principais propostas para administrar o Estado, tempo delimitado para as apresentações. Depois de cada explanação, os candidatos foram submetidos a uma rodada de perguntas elaboradas pelas entidades parceiras do evento e por comissões da Seccional.

Após ouvir o pronunciamento dos governadoráveis, o presidente do Tribunal afirmou que “está otimista, pois, segundo as promessas e compromissos firmados pelos postulantes, parece que todos os problemas sociais estarão resolvidos na próxima gestão”.
Ao final, lançou um desafio aos candidatos: para que abracem a campanha pelo voto limpo idealizada pelo TRE e coloquem na propaganda do horário eleitoral gratuito as peças publicitárias do Tribunal (mensagens sobre conscientização do eleitor para a valorização do voto) que visam o mesmo objetivo da OAB com o termo de compromisso assinado no ato cívico.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Centenas de pessoas lotam área do TRE de Rondônia para regularizar títulos e outras pendências

Eleições 2024: eleitor tem 2 dias para regularizar o título e poder votar este ano

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro