Rondônia, 22 de dezembro de 2024
Eleições

Raupp pede aos eleitores que não aceitem as provocações e baixarias dos adversários

“Não vamos aceitar as provocações como as que nos estão chegando por esses dias na forma de baixarias. Concordamos, eu e o nosso candidato ao governo Confúcio Moura, que isso já é sinal de desespero”, disse o senador e candidato à reeleição da coligação “Aliança por uma Rondônia melhor para todos” (PMDB, PDT, PCdoB, DEM e PRTB) Valdir Raupp (PMDB), ao ser entrevistado pelo radialista Edson dos Anjos no programa “Voz de Rondônia”, da rádio Caiari AM, em Porto Velho.



AÇÕES RECENTES

“Mas vão continuar latindo para a lua, porque cada vez mais vamos permanecer concentrados nas atividades de campanha, rumo à vitória neste próximo domingo, já dá para garantir”, acentuou o senador Valdir Raupp dizendo preferir encerrar esse assunto.

AÇÕES RECENTES

Ao ser indagado sobre suas realizações recentes, o senador Valdir Raupp informou que, além de o Governo Federal já ter instalado o campus do Instituto Federal em Cacoal, em atendimento ao projeto nº 408/2007, de sua autoria que criou a unidade de ensino na cidade, ele também apresentou projetos no Senado criando escolas técnicas para as cidades de Buritis, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Ariquemes e Vilhena.

Sobre o futuro do Estado, Valdir Raupp disse ter certeza de que, com energia barata e farta das usinas do rio Madeira e outras de menor porte, Rondônia poderá se transformar em um centro industrial capaz de atender a Região Norte e países vizinhos. Observou que a energia elétrica das usinas de Jirau e Santo Antônio deverá ser vendida em Porto Velho com um preço 20% menor, comparando-se com a mesma eletricidade ofertada no Centro-Sul.

Para ele, a recuperação da BR-364, que liga Rondônia ao resto do país, dará um novo impulso ao estado. Observou que Porto Velho fica em um entroncamento, com várias saídas rodoviárias para a Bolívia, o Chile, a Venezuela, além dos estados vizinhos da região Norte e Centro-Oeste.

PROJETO DAS ZPE’s

Por isso, conforme explicou, acredita ainda que serão fundamentais as quatro Zonas de Processamento de Exportações (ZPEs) que poderão ser implantadas no Estado - projeto de sua autoria. Elas se localizarão em Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena e Guajará Mirim.

O senador voltou a reivindicar da Petrobras a construção do gasoduto Urucu-Porto Velho. Em sua opinião, o gás de Urucu propiciará a instalação de várias indústrias em Rondônia.

As ZPEs, de acordo com o senador Valdir Raupp, são distritos industriais incentivados, onde as empresas neles localizadas operam com suspensão de impostos, liberdade cambial (não são obrigadas a converter em reais as divisas obtidas nas exportações) e procedimentos administrativos simplificados - com a condição de destinarem pelo menos 80% de sua produção ao mercado externo.

“É preciso não esquecer que, depois de enfrentar uma crise global que também abalou a economia do país, quase que milagrosamente o Brasil deverá crescer este ano algo em torno de 7% e que, entre todos, Rondônia é o Estado que mais cresce, não apenas pela construção das usinas do rio Madeira, mas, sobretudo pela criatividade dos seus empresários e a consolidação de projetos estimulados pela classe produtora como as rodovias do Pacífico, a que liga Porto Velho a Manaus, as pontes da Balsa, do Abunã e de Guajará Mirim (binacional), sem esquecer o projeto do gasoduto, do qual não vou descansar enquanto não torná-lo realidade”, disse Valdir Raupp ao final da entrevista.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justificativa de ausência ao 2º turno das eleições pode ser feita até 7 de janeiro

MPRO garante condenação por propaganda eleitoral antecipada em Parecis

Pesquisa divulgada em ano de eleição deve ser registrada na Justiça Eleitoral, reafirma TSE

Juiz julga improcedente ação contra deputados Lebrão, Lebrinha e candidato a prefeito em São Francisco do Guaporé