Segurança é reforçada pelo governo no segundo turno em Porto Velho e seus distritos
Com a aproximação do segundo turno das eleições municipais, o governo de Rondônia se prepara para garantir que o pleito ocorra de forma segura e tranquila, em parceria com diversas instituições de segurança pública, está intensificando os esforços para proteger eleitores e garantir a integridade do processo eleitoral como parte da “Operação Eleições 2024”.
O segundo turno das eleições está marcado para domingo (27), durante este período, Porto Velho e suas áreas distritais estarão sob monitoramento constante para assegurar que o processo eleitoral seja conduzido sem incidentes. A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) está liderando as operações na Capital e nas regiões circunvizinhas, reforçando a presença policial nas áreas urbanas e rurais de difícil acesso.
A parceria entre o governo do estado e o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) é essencial para o sucesso da operação em Porto Velho e nos distritos. A Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e a Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) vão desempenhar uma função, garantindo a segurança de eleitores, servidores da Justiça Eleitoral e magistrados. Esse apoio é ainda mais importante nas regiões mais distantes do centro urbano, onde a presença do Poder Público precisa ser reforçada.
Toda a operação será coordenada a partir dos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual (CICC), que estarão em comunicação direta com o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília. Isso permitirá uma resposta rápida a qualquer incidente em Porto Velho e nas áreas rurais, garantindo o apoio necessário ao TRE-RO.
Além das forças estaduais, a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Exército Brasileiro, também estarão envolvidos na segurança do processo eleitoral, reforçando o efetivo local, e assegurando a integridade do pleito.
Segundo o secretário da Sesdec, Felipe Bernardo Vital, a integração entre as forças de segurança pública e o uso de tecnologia para monitoramento, garantem que os eleitores possam exercer seu direito de voto em um ambiente pacífico e organizado. “O foco é assegurar que todos os cidadãos de Porto Velho, independentemente de onde residam, possam participar das eleições sem temor ou intimidação”, evidenciou.
Veja Também
Somente candidato com registro aprovado pode ser diplomado
Termina prazo para prestação de contas de candidatos do 1º turno e retirada de propagandas
MPRO recebeu mais de 700 denúncias eleitorais este ano em Rondônia