Rondônia, 22 de dezembro de 2024
Eleições

TJ nega liminar a ex-deputado por vaga na Assembléia Legislativa

O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, negou liminar em mandado de segurança impetrado pelo ex-deputado estadual Daniel Pereira, que pediu à Justiça a determinação de sua posse na vaga de parlamentar que pertence ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). O caso ainda será julgado no mérito após ser distribuído no TJRO.



Para o magistrado, os requisitos para concessão da liminar não se encontram evidenciados, já que Pereira não conseguiu demonstrar concomitantemente a presença dos seus dois requisitos, ou seja, a urgência e a relevância do pedido.

Neste caso, entretanto, ele verificou que, à época da solicitação de informação pela Assembleia Legislativa do Estado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO), Daniel Pereira não estava filiado ao PSB, tendo providenciado sua filiação posteriormente.

Para o magistrado, os requisitos para concessão da liminar não se encontram evidenciados, já que Pereira não conseguiu demonstrar concomitantemente a presença dos seus dois requisitos, ou seja, a urgência e a relevância do pedido.

O mandado de segurança agora será distribuído a outro desembargador, que será o relator do processo judicial. A decisão final será conhecida após o julgamento dos desembargadores que formam o Tribunal Pleno da Justiça de Rondônia.

Vaga de Wilber Coimbra

Nas eleições para deputado estadual de 2006, o PSB obteve direito a duas vagas no Parlamento Estadual, que foram preenchidas por Jesualdo Pires e Wilber Coimbra, constando como suplentes os candidatos David Erse (1ª suplência), Alex Mendonça (2ª suplência), Daniel Pereira (3ª suplência) e Francisco Izidro dos Santos (4ª suplência).

O deputado Wilber Coimbra foi escolhido pela Assembleia Legislativa para ocupar o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, e tomou posse no dia 1º de julho de 2010, renunciando ao mandato de deputado estadual. No entanto, o 1º suplente desfiliou-se do PSB e o 2º renunciou à suplência por já estar exercendo o cargo de Vereador em Ariquemes.

No TRE/RO, Pereira não constava como filiado ao PSB/RO, permanecendo o 4º suplente, Francisco Izidro dos Santos, cuja posse ocorreu em 20 de setembro último. Daniel Pereira então alegou à Justiça ter o direito líquido e certo à posse para o cargo de deputado estadual, uma vez que, no dia 13 de setembro de 2010, ele protocolou pedido de filiação partidária ao Diretório Municipal do PSB/RO, que foi aceito, mas não reconhecido pelo TRE/RO.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Daniel Pereira articula retorno ao PSB para assumir mandato na Assembléia; Veja íntegra da decisão que afastou David Erse

CHEFE DE GABINETE DA ASSEMBLÉIA INFORMA TJ QUE VAI EMPOSSAR ENVOLVIDO NA OPERAÇÃO DOMINÓ

Terceiro suplente do PSB pede liminar para reverter posse na Assembléia

Mandado de Segurança de Daniel Pereira é negado pelo TSE

Câmaras do Tribunal de Justiça têm nova composição