TRE de Rondônia libera o uso de camisetas de candidatos no dia das eleições; veja regras
Por 5 votos a 2, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE) decidiu nesta quinta-feira permitir a manifestação individual do eleitor com uso de camiseta de seu candidato no próximo domingo, dia do primeiro turno das eleições. Os juízes auxiliares da propaganda em Porto Velho haviam se manifestado contrariamente, pela ausência de previsão legal, mas liberaram o uso de bandeiras.
O caso das camisetas foi levado para decisão dos membros da Corte, pelo próprio presidente Sansão Saldanha, explicando que um juiz de Cacoal havia proibido e outro de Pimenta Bueno liberado.
Como a eleição é estadual a Corte então deveria decidir sobre a matéria e acabou autorizando as camisetas, desde que a manifestação seja individual e silenciosa e não aconteça aglomeração de pessoas com a mesma vestimenta.
Segundo apurou o jornal, apesar do Tribunal ter reafirmado que a distribuição de camisetas constitui crime, não há vedação que o próprio eleitor adquira, ou camisetas sejam utilizadas pelo ‘staff’ do candidato como forma de organização da campanha.
Veja Também
Eleitores que não votaram no 2º turno têm até esta terça para justificar
Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro
Justificativa de ausência ao 2º turno das eleições pode ser feita até 7 de janeiro
MPRO garante condenação por propaganda eleitoral antecipada em Parecis