TRE manda TV Allamanda incluir candidato Charlon no debate desta terça-feira
A juíza Úrsula Gonçalves Theodoro de Faria Souza, do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE) concedeu tutela de urgência na tarde desta terça-feira para que a TV Allamanda permita a participação do candidato Charlon da Rocha Silva (PRTB) no debate que acontece durante esta noite na emissora com outros pretendentes ao Governo. A defesa de Charlon foi feita pelo escritório do advogado Manoel Verissimo Ferreira Net.
Na petição, o candidato explica que foi convidado inicialmente para o debate e constou em ata. Posteriormente a emissora passou a veicular publicidade informando que ele não participaria.
Na decisão, a juíza explica que o direito é inquestionável para os candidatos com partidos a partir de 5 representantes no Congresso Nacional e em caso contrário, opcional com apoio de 2/3 (dois terços) dos candidatos que irão participar. Mas segundo ela, a ata anexada aos autos deixa dúvidas de quem seriam os candidatos convidados. “No entanto, foi juntado anexo com reportagem jornalística veiculada na TV Allamanda-SBT, que informou que todos os candidatos ao Governo do Estado dele participariam, sendo a exclusão repentina e unilateralmente pela emissora medida que atenta contra o direito do representante.”
Ela afirmou ainda que a negativa de participação de Charlon no debate televisivo “resultaria em dano ao eleitor rondoniense, uma vez que seria privado de uma oportunidade para conhecer as ideias defendidas pelo candidato e aferir respostas por ele formuladas quando questionado pelos adversários políticos.”
Veja Também
Eleitores que não votaram no 2º turno têm até esta terça para justificar
Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro
Justificativa de ausência ao 2º turno das eleições pode ser feita até 7 de janeiro
MPRO garante condenação por propaganda eleitoral antecipada em Parecis