Rondônia, 26 de dezembro de 2024
Eleições

VAI SER VOTO A VOTO: Pesquisa divulgada pelo Globo neste sábado aponta empate entre Léo e Mariana

Pesquisa Quaest divulgada neste sábado (26) pel Rede Amazônica, a Globo em Rondônia, com os votos válidos da disputa para prefeito de Porto Velho mostra o candidato Léo (Podemos) com 51% e Mariana Carvalho (União) com 49%.

Considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os candidatos estão empatados tecnicamente na disputa pela Prefeitura de Porto Velho.

Veja os números:

Léo (Podemos): 51%
Mariana Carvalho (União): 49%

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Rede Amazônica e realizada presencialmente com 904 pessoas de 16 anos ou mais em Porto Velho, nos dias 25 e 26 de outubro, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RO-06835/2024. O nível de confiança é de 95% e margem de erro é de 3%.

Para calcular os votos válidos, que é a forma como o TSE divulga o resultado das eleições, a Quaest levou em consideração as intenções de voto da pesquisa, o padrão e o perfil de comparecimento eleitoral na cidade de Porto Velho.

Além disso, nos votos válidos, considera também o nível de probabilidade de os eleitores saírem de casa para votar, ou seja, o nível de engajamento dos eleitores de cada candidato - é o modelo likely voter, que considera eleitores com maior propensão a votar.

"Na Quaest nós combinamos dados oficiais do TSE, que retratam o padrão e o histórico de comparecimento nas últimas eleições, com perguntas para identificar a motivação, o interesse e o grau de participação de cada eleitor em eleições anteriores. Reunindo esses dois dados é que a gente cria o modelo, quase um algoritmo, no qual a gente atribui para cada indivíduo na amostra, um peso, uma probabilidade, uma chance de ir votar no domingo", explicou Felipe Nunes, diretor da Quaest. "É dessa forma que a gente pretende tornar a pesquisa ainda mais precisa e informativa, para o eleitor que vai votar".

Pesquisa estimulada — votos totais

 levantamento também mostrou a intenção de voto estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor no momento da entrevista. Os votos são totais, ou seja, brancos, nulos e indecisos não são excluídos da pesquisa.

Veja os números:

Léo (Podemos): 44% (eram 42% na pesquisa anterior);
Mariana Carvalho (União): 43% (eram 43%);
Indecisos: 1% (eram 4%)
Branco/Nulo/Não vai votar: 12% (eram 11%)

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justificativa de ausência ao 2º turno das eleições pode ser feita até 7 de janeiro

MPRO garante condenação por propaganda eleitoral antecipada em Parecis

Pesquisa divulgada em ano de eleição deve ser registrada na Justiça Eleitoral, reafirma TSE

Juiz julga improcedente ação contra deputados Lebrão, Lebrinha e candidato a prefeito em São Francisco do Guaporé