Vinícius Miguel destaca que tecnologia será parceria da gestão educacional em Porto Velho
Usar a tecnologia a favor do bem-estar da população está entre as propostas apresentadas pelo candidato a prefeito de Porto Velho pela Coligação Cidadania, Rede Sustentabilidade e PDT “Porto Velho em Boas Mãos!”, Vinícius Miguel, com a implantação do programa Suporte Integra-PVH.
Com o programa, será possível uma séria de ações de incentivo ao serviço de suporte na educação, visando a eficiência com cidadania inclusiva por meio da tecnologia móvel, utilizando aplicativo ou página da internet. “Estamos na era tecnológica, e é inadmissível que essa tecnologia não seja usada para facilitar a vida do cidadão. Na nossa gestão, vamos promover essa inclusão e facilitar os serviços ao contribuinte”, destacou o candidato.
O Suporte Integra-PVH vai possibilitar, por exemplo, acompanhar a rota do transporte escolar, tanto o terrestre quanto o fluvial. “Essa iniciativa vai trazer mais confiança e segurança para pais e alunos. A rota será acompanhada com confirmação do horário de entrada e saída pela escola, bem como o trajeto por GPS, em tempo real. Além disso, pais e responsáveis poderão avaliar o serviço de transporte oferecido”, explicou Vinícius.
Segurança, essa, que será fundamental, principalmente, em passeios, eventos e excursões escolares, com o acompanhamento em tempo real da localização dos estudantes que estiverem a bordo do transporte escolar.
Mas os benefícios não param por ai, o programa também desenvolverá, nos alunos, o sentimento de compromisso e cidadania. Por meio de fotos, eles atuarão como fiscais, informando, por exemplo, o estado de conservação do cinto de segurança, extintor de incêndio, se os pneus dos ônibus escolares estão “carecas”, se existem coletes salva-vidas nos barcos, entre outros apontamentos importantes para o bom-funcionamento e segurança dos alunos.
“Isso, claro, sem prejuízo da fiscalização estatal, mas com economia em diárias e combustíveis. Os alunos, também poderão informar sobre a merenda escolar, se a alimentação fornecida é de qualidade, por exemplo. Essas são algumas alternativas de controle social, onde o cidadão atua em parceria com o Município”, informou o candidato do Cidadania 23.
Outro ponto importante, citado por Vinícius Miguel é que, com o Suporte Integra-PVH, será possível, também, o monitoramento das vagas disponíveis nas escolas, frequência escolar do aluno e calendários de eventos de cada escola, como feiras culturais e jogos escolares, além de outros serviços de interesse dos estudantes, pais e responsáveis.
“Tudo isso para oferecer uma gestão escolar mais segura, eficiente e de qualidade, conectando pais, alunos e toda comunidade escolar aos serviços essenciais de acompanhamento e monitoramento da gestão”, finalizou Vinícius Miguel.
Vinicius Miguel é advogado e sociólogo (Unir). Doutor em Ciência Política (UFRGS). Professor há mais de dez anos. Está candidato a prefeito pela Coligação Porto Velho em Boas Mãos.
Veja Também
Eleitores que não votaram no 2º turno têm até esta terça para justificar
Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro
Justificativa de ausência ao 2º turno das eleições pode ser feita até 7 de janeiro
MPRO garante condenação por propaganda eleitoral antecipada em Parecis