Rondônia, 21 de dezembro de 2024
Geral

15 de Outubro dia do Professor – coragem professor

Quem não se lembra de seus primeiros professores está com sérios problemas de memória



No mundo – Bombeiros - 92% ; Professores - 85% ; Carteiros, médicos e exército; 81% ; Instituições religiosas - 62% ; Organizações de proteção ao meio ambiente - 64%

Uma profissão que não atrai os jovens que saem do ensino médio, devido aos baixos salários, carga horária excessiva, trabalhos extras (preparação de aulas, correção de avaliações) o que não compensa o investimento em curso de licenciatura, consequentemente  faltando profissionais em muitas áreas, principalmente exatas e biológicas.

Mas há o que comemorar? Claro que sim, em pesquisa realizada no Brasil, EUA e Europa mostra quais são as profissões mais confiáveis.

No Brasil – Bombeiros - 95%; Carteiros - 90%; Médicos - 82%; Professores - 81%; Jornalistas - 79%.

No mundo – Bombeiros - 92% ; Professores - 85% ; Carteiros, médicos e exército; 81% ; Instituições religiosas - 62% ; Organizações de proteção ao meio ambiente - 64%

Os políticos são os menos confiáveis em todo o planeta.

É através de uma educação de qualidade a única forma para se desenvolver  uma nação, investindo na formação, na preparação  intelectual de um povo, produzindo conhecimento científico e tecnológico, valorizar todos os níveis, mas principalmente dando atenção especial na educação infantil, a base da formação acadêmica do Ser.

Fico preocupado quando escuto a frase proferida por algumas pessoas: “Estudar pra que?”. Para muitos até pode fazer sentido, mas a única resposta para essa questão é analisar a nossa situação política, o valor dos salários, no trânsito caótico, as notas do Enem e ainda nos enganam rotulando o Brasil como país em desenvolvimento. O Brasil é um país subdesenvolvido, copiador de tecnologia. A educação é fundamental.

Comemorar a formação dada a tantos e tantos que estão hoje no mercado de trabalho, por aqueles que saíram de uma condição desfavorável, por aqueles que buscam uma perspectiva e por ter feito parte da vida de muitos.

Vale lembrar que todos os profissionais do mais renomado ao menos lembrado passaram pela escola e a graça aos profissionais da educação e com seus esforços alcançaram seus propósitos, inclusive aqueles que estão no poder (infelizmente muitos esqueceram o que aprenderam) dando pouca importância para a educação, mas quem sabe um dia...

Origem do dia do Professor no Brasil

No dia 15 de outubro  de 1827, o imperador D. Pedro I assinou a primeira lei sobre ensino primário no país. (Dia consagrado a educadora Santa Tereza D’Avila)

Parece que o Dia do Professor foi festejado pela primeira vez em 15 de outubro de 1933, com missa e sessão cívica no Instituto de Educação do Rio de Janeiro. A iniciativa partiu da Associação dos Professores Católicos do Distrito Federal (APC-DF) e chamou-se Dia do Primeiro Mestre. A idéia veio do presidente da Associação, Everardo Backheuser, com objetivo de dar às pessoas ocasião para que demonstrassem sua gratidão ao seu primeiro professor ou professora.

A primeira comemoração de um dia inteiramente dedicado ao professor foi posta em prática em São Paulo, numa pequena escola da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, por iniciativa de quatro professores, em 15 de outubro de 1947. A sugestão da data foi feita pelo professor Salomão Becker - data em que, na sua cidade professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização na escola – a Escola Normal Oficial de Piracicaba.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682,

DECRETO nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.

Declara feriado escolar o dia do professor.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL, usando das atribuições que lhe confere o item I do artigo 87 da Constituição Federal, Decreta:

Art. 1º O dia 15 de outubro, dedicado ao Professor fica declarado feriado escolar.
Art. 2º O Ministro da Educação e Cultura, através de seus órgãos competentes, promoverá anualmente concursos alusivos à data e à pessoa do professor.
Brasília, 14 de outubro de 1963; 142º da Independência do Brasil; 75º da República.

João Goulart


Felicitações aos Educadores, aos Instrutores dos Centros de Formação de Condutores no importante papel de formar motoristas conscientes e mais humanos, esperamos que os governantes  vejam a Educação com prioridade, valorização - a real formação do cidadão.

O autor é professor de Geografia da Rede Estadual de Ensino, Escola Pública de Transito- EPTRAN/DETRAN Centro Educacional Objetivo, Faculdade FARO e Colégio Interação-GEO em Porto Velho.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Dia do Estudante e do Advogado – Por Ruzel Costa

98 Anos de Instalação Política do Município de Porto Velho - Por Ruzel Costa

Professor, sua profissão é a única que torna todas as outras possíveis - Por Ruzel Costa

Nota de repúdio do Sinjur contra a Resolução 342/2024-TJRO