Rondônia, 16 de maio de 2024
Geral

"Outubro Rosa" alerta mulheres sobre a importância de diagnosticar o câncer de mama

A Prefeitura de Porto Velho, através da coordenadoria municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPPM), Centro de Referência Especializado no Atendimento à Mulher Vítima de Violência (Creas Mulher) e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM), realiza no dia primeiro de outubro a abertura da campanha Outubro Rosa, no Espaço Mulher.



De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a detecção precoce do câncer de mama é através do exame clínico e da mamografia. “Além disso, é necessário que a mulher conheça o próprio corpo, fazer o autoexame que não substitui o clínico, mas ajuda bastante, e, se perceber alguma alteração deve procurar o atendimento médico”, disse Vanuza Machado.

Exame

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a detecção precoce do câncer de mama é através do exame clínico e da mamografia. “Além disso, é necessário que a mulher conheça o próprio corpo, fazer o autoexame que não substitui o clínico, mas ajuda bastante, e, se perceber alguma alteração deve procurar o atendimento médico”, disse Vanuza Machado.

O exame de mamografia (radiografia da mama) mostra lesões em fase inicial e permite a detecção precoce do câncer. Durante o exame a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, ocorrendo apenas um desconforto pequeno.

Abertura

A abertura da campanha inicia às 8h30min com a assinatura da lista de presença, entrega do laço rosa e da senha para o sorteio de brindes. Depois as participantes terão uma palestra com o tema “Conscientização e orientação sobre o Câncer de Mama”, ministrada por Ardiléia Dias do Centro de Referência Saúde da Mulher e Bruna Vieira, acadêmica da Faculdade São Lucas.

Às 10 horas tem a dança da Zumba- Cortesia da Academia Neo Fitness. Às 10:30 - Sorteio de Brindes. E para encerrar a manhã um lanche realizado em parceria da Agência de Vigilância Sanitária (Agevisa), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Gabinete do Prefeito.

Maria Valdenira Alves de Albuquerque diretora do Centro de Referência Especializado ao Atendimento à Mulher Vítima de Violência (Creas Mulher), conta que o evento é um esforço conjunto de vários órgãos e que busca mobilizar o maior público possível. “O Centro, por exemplo é um braço da Coordenadoria. Foi uma das muitas conquistas da mesma em favorecimento das mulheres de Porto Velho. No dia da abertura no Espaço Mulher, teremos também a exposição feita por artesãs”, comenta Valdenira.

Histórico

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela fundação Susan G. Komem for ther cure e distribuído aos participantes da primeira corrida pela cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.

No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao outubro rosa ocorreu em 02 de outubro de 2002, com uma inusitada intervenção artística no Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, que recebeu uma iluminação cor-de-rosa, por iniciativa de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama.
Para obter mais informações as interessadas podem ligar para o número (69) 3901-3000. O Espaço Mulher está localizado na Av. Venezuela, nº 2360, bairro Embratel.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Friagem perde força e temperaturas voltam a subir em Rondônia nesta quinta

Sentença determina despejo da churrascaria “Boi na Brasa” em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho contrata Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho e Comitê Paralímpico Brasileiro assinam acordo de cooperação para instalação de Centro de Referência