Rondônia, 05 de fevereiro de 2026
Geral

Setor de turismo otimista com a perspectiva do alfandegamento

Apesar do processo de alfandegamento do aeroporto Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho, ainda se encontrar em análise junto à Receita Federal, a verdade é que o setor turístico do Estado está otimismo com a alternativa. Alguns operadores de viagem e turismo já se movimentam visando promover pacotes para aproveitar a liberação do aeroporto.
O presidente do Sistema Fecomércio (Sesc-Senac-IFPE), Raniery Araujo Coelho, destaca a boa oportunidade que está se criando a partir do alfandegamento para motivar e estimular o turismo internacional e o intercâmbio comercial com os países vizinhos. “No final de agosto fizemos uma rodada de negócios com uma delegação da Câmara do Comércio da Bolívia e avaliamos como positiva esta aproximação”, observou.
O diretor da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Márcio Barreto, informou que duas empresas aéreas boliviana assinaram Termo de Interesse para operar linhas internacionais a partir de Porto Velho. “O setor está muito otimista com esta possibilidade real, e com certeza muitas agências já estão pesquisando roteiros para a Bolívia que possam despertar o interesse dos rondonienses”, destacou Barreto. As duas empresas de aviação da Bolívia são Ecojet S.A e Amazonas.
De qualquer forma, analisa o diretor da ABAV/RO, o alfandegamento é indispensável para o desenvolvimento do Estado tendo em vista que de 2 a 3 mil pessoas fazem viagens internacionais por mês e há toda uma corrente de estudantes de medicina na Bolívia e turista de Machu Picchu que pode utilizar Rondônia como segundo destino.
Além disso o alfandegamento é fundamental para a Map, empresa polonesa que tem interesse de fazer de Porto Velho sua base de manutenção, atraindo investimentos de outras empresas. Segundo a Infraero, hoje existem 28 voos saindo de Porto Velho, o que deve ser ampliado a partir do alfandegamento e também da redução do ICMS sobre o querosene de aviação, este último já estabelecido por uma Lei Estadual e que deve entrar em vigor ainda neste mês de setembro.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justiça determina correção no edital do concurso da Assembleia e reforça exigência de registro no CRC

Carnaval em Porto Velho contará com estrutura especial de segurança

Governo de Rondônia reforça vacinação contra gripe durante período de maior circulação viral no estado

Prefeitura participa de reunião na DPU para alinhar atendimento à população migrante