Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Geral

Abertas as inscrições para 10 º Prêmio MPRO de Jornalismo

Foram abertas, nesta quarta-feira (15/9), as inscrições para a 10ª edição do Prêmio MPRO de Jornalismo. Interessados deverão formalizar a participação no concurso de modo eletrônico, por meio do hotsite da premiação, um ambiente virtual, hospedado no site do MP na internet (www.mpro.mp.br). Na página, é possível ter acesso a todo o regulamento da iniciativa, fazer o cadastramento dos trabalhos e obter informações sobre o evento de entrega. As inscrições serão encerradas no dia 31 de outubro.

Este ano, o Prêmio MPRO de Jornalismo tem como tema ‘O Ministério Público de Rondônia e o Enfrentamento dos Desafios da Atualidade’.

Os trabalhos, nas modalidades de webjornalismo, telejornalismo e fotografia, poderão ser inscritos de acordo com cinco eixos temáticos, sendo eles: Proteção Social (defesa dos direitos humanos, do consumidor, da infância, dos idosos, das pessoas com deficiência); Segurança Pública (combate e prevenção à criminalidade, combate ao crime organizado, violência doméstica); Defesa do Patrimônio Público (combate ao desvio de recursos públicos e à corrupção, combate à sonegação fiscal); Saúde e Educação; Sustentabilidade (defesa do meio ambiente e da ordem urbanística, patrimônio histórico e moradia).

Estão aptas ao concurso reportagens veiculadas no período de 15 de setembro de 2020 a 31 de outubro de 2021. Cada profissional poderá inscrever apenas um trabalho em cada uma das categorias.

Como se inscrever – Interessados em participar do concurso deverão acessar a página do prêmio, acionando a aba ‘Comunicação/Prêmio de Jornalismo’, disposta no topo do site do MPRO na internet (www.mpro.mp.br), ou diretamente pelo endereço https://www.mpro.mp.br/premio-jornalismo. Nesse ambiente, os usuários terão acesso a todas as informações do concurso. Para realizar inscrições, deverão fazer o login com e-mail e senha. Para novos usuários, será necessário acionar a opção ‘Cadastre-se´. Na página, os candidatos terão que clicar no botão ‘Entidades/Inscrições’, que os levará ao formulário, com campo para preenchimento de informações pessoais e ‘uploads’ de documentos e dos trabalhos. Os materiais também poderão ser disponibilizados por meio de links. Para concluir o processo, basta acionar a opção ‘Salvar’.

Para cada matéria, deverá ser preenchida uma ficha de inscrição, que ficará disponível eletronicamente, durante o período de inscrição. Profissionais que tiverem as inscrições homologadas, receberão e-mail de confirmação da Comissão Organizadora com a mensagem.

Na página do 10º Prêmio MPRO de Jornalismo também ficará disponível para consulta a versão completa do Edital nº 4/2021/PGJ.

Podem participar do concurso profissionais de comunicação, com registro profissional ou carteira profissional assinada em exercício de função relativa à área de jornalismo, que tenham trabalhos publicados em jornal, revista, ou televisão, sites e blogs ou qualquer outro meio de comunicação.

Premiação

O 10º Prêmio MPRO de Jornalismo concederá, ao todo, R$ 25 mil em prêmio, sendo R$ 5 mil para os vencedores de cada eixo temático, além de troféus e certificados para os 2º e 3º colocados de cada um dos eixos.

A Comissão Julgadora será formada por 10 membros, sendo cinco integrantes do MPRO e cinco profissionais que atuam em Assessorias de Comunicação locais e de outros Estados da Federação.

O Prêmio MPRO de Jornalismo teve sua primeira edição em 2011, com o objetivo de estimular, divulgar e prestigiar matérias jornalísticas que abordem atribuições e competências constitucionais do Ministério Público de Rondônia, contribuindo para o melhor entendimento da função social da Instituição.

O anúncio dos vencedores do 10º Prêmio MPRO de Jornalismo deverá ocorrer em dezembro, em data e local a serem definidos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6