Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Abertura do Flor do Maracujá em Porto Velho teve shows, carimbó e quadrilha do Amazonas

A banda Rabo de Vaca foi a atração principal na abertura da 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás Flor do Maracujá, na segunda-feira (3). A festa vai até 16 de julho (domingo). O grupo subiu no palco por volta das 23h, além da banda, atrações locais também fizeram parte do show de abertura no Parques dos Tanques.

A abertura do evento também contou com apresentação de carimbó da terceira idade do Centro de Convivência do Idoso. O grupo de dança, formado em 2013, é composto com mais de 20 membros e a dançarina mais jovem tem 61 anos de idade.

Outro atração foi a quadrilha Mocidade Independente de São José do Amazonas. O grupo contava com mais 50 integrantes. Com 29 anos de existência, pela primeira vez o grupo folclórico se apresenta em Porto Velho.

Na abertura do arraial, o presidente da Federação de Quadrilhas, Bois Bumbá e Grupos Folclóricos do Estado de Rondônia (Federon), Fernando Rocha, falou da importância que há na parceria do Governo de Rondônia com a Federon.

“Sem o governo não há Flor, esse espaço é o palco desse movimento cultural que alcança todo o estado e sem o palco o artista não dança” diz, Fernando se referindo ao espaço denominado pelos movimentadores culturais como “Cidade da Cultura”.

Segundo Rodnei Paes, superintendente da Sejucel, a realização da 37º Arraial Flor do Maracujá em 2018 está garantido no mesmo local. “ Esse local é de vocês, vocês que fomentam a cultura junina dentro de Porto Velho e do estado” disse.

Aberto ao público, o Flor ainda traz atrações para crianças com o parquinho e famílias no geral com a comercialização de comidas típicas da época e da região. De acordo a organização, 40 grupos irão se apresentar, mas somente 37 irão competir. "Ele tem que crescer, já é maravilhoso, mas pode crescer muito mais", comentou Hildon, ao lembrar que recentemente a Fundação Cultural fez uma capacitação para que produtores estivessem preparados para captar recursos da Lei Rouanet, fonte de recursos que para o prefeito, não pode ser desprezada.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema