Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Acadêmicos da Fimca levam atendimento de saúde à Praça Aluízio Ferreira

A tarde de domingo teve atrações bem diferentes na Praça Aluízio Ferreira, em Porto Velho. Ao invés de apenas lazer, quem foi ao local encontrou um grupo preocupado com a qualidade de vida da população. Eram professores e acadêmicos das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA que promoveram pelo segundo ano o projeto "Dia Mundial da Saúde na FIMCA para vida toda". Atividade que garantiu vários tipos de atendimentos preventivos na área de saúde. A idéia partiu da Coordenadora Pedagógica da Instituição, professora Mônica Freiberger. O projeto é realizado com apoio dos coordenadores de Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia e Biologia.
Moradores de várias partes da cidade foram até a praça participar do projeto. A dona de casa Mabel Soares, moradora do bairro Jardim Eldorado, levou a sobrinha e duas amigas da menina para receberem atendimento. Elas passaram por todos os stands, o primeiro foi o de odontologia, onde receberam aplicação de flúor, além de orientações de como escovar os dentes e utilizar o fio dental corretamente. Depois de todas as etapas ainda ganharam um kit com escova, fio e creme dental.
No stand de farmácia os acadêmicos, orientados pela professora Elysângela Oliveira, realizaram exames de tipagem sanguínea e o teste de glicemia, aquele que verifica a quantidade de açúcar no sangue. Na mesma oportunidade a professora Elysângela orientava as pessoas sobre os riscos da auto-medicação, que muitas vezes acaba provocando outros tipos de doenças. "Na hora de comprar um medicamento as pessoas precisam cobrar a presença do farmacêutico no atendimento das farmácias. Mesmo com uma legislação que estabelece a atuação desse profissional, a maioria dos estabelecimentos não cumprem", alerta a professora.
Os acadêmicos de enfermagem atenderam dezenas de pessoas com aferição da pressão arterial. Seu Justino da Silva, de 61 anos, saiu do bairro Três Maria para receber o atendimento. Como ele é diabético e a pressão estava um pouco acima do normal, foi orientado a medir com mais freqüência para ter o controle. No stande de fisioterapia foram realizados exercícios de alongamento, relaxamento e própriocepção. Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Neide Garcia Ribeiro, "essas atividades trabalham o corpo de forma integrada, além de diminuir o estresse e tensões musculares".
Os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas participaram das atividades repassando orientações para as pessoas que passaram pelo local. O diretor da FIMCA, médico Aparício Carvalho, também esteve na Praça Aluízio Ferreira e visitou todos os estandes. Ele destacou a importância do projeto. "Estamos cumprindo com nosso papel social que é aproximar a atividade acadêmica da comunidade, e não ficar limitado apenas na Instituição," concluiu.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6