Acadêmicos de Direito realizam o primeiro Júri Simulado da Fimca
Acadêmicos do 5°, 6° e 7° períodos de Direito, da Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca) realizaram neste sábado (5), o primeiro júri simulado da instituição educacional, sob a orientação do professor doutor, Flávio Henrique de Melo, que também é juiz.
Para a prática jurídica, o acadêmicos utilizaram um caso de homicídio real, com simulação do julgamento foi protagonizado pelos próprios alunos, que ocuparam todas as posições das pessoas que estavam envolvidas no Júri, desde os oficiais de justiça, policiais, o réu, jurados, advogados de defesa, promotores e o juiz.
De acordo com o professor, o objetivo do júri simulado foi proporcionar aos alunos uma aproximação entre a teoria e a prática. "Foi um verdadeiro show de apresentação, nossos acadêmicos se dedicaram e se empenharam ao máximo e cada personagem foi essencial, tenho certeza que essa experiência ficará marcada na vida acadêmica de todos os participantes", disse.
Bicentenário
Neste ano, o Tribunal do Júri, instituição-símbolo da Justiça Criminal completou 200 anos. Em seus primórdios, ele só julgava os chamados “crimes de imprensa”; depois, todo tipo de crime, mas, com o passar do tempo, passou a julgar apenas crimes dolosos contra a vida (tentados ou consumados), ou seja, em que o autor possui a deliberada intenção de cometê-lo, ou que assumiu o risco de produzir a morte. De acordo com a legislação brasileira, são eles: homicídio, infanticídio, aborto e induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio.
Veja Também
Energisa segue com vagas abertas para eletricistas de redes de distribuição
Trabalhos de regularização fundiária são intensificados em Porto Velho pelo governo de Rondônia
Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara
Prefeitura solicita reforço policial nas principais rotas de ônibus de Porto Velho