Rondônia, 03 de fevereiro de 2026
Geral

Ação contra ex-secretário de Saúde por improbidade administrativa é aceita pela Justiça

O Ministério Público do Estado de Rondônia teve acolhida ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra Milton Moreira, ex-secretário de Estado da Saúde, e Valdir Alves da Silva, ex-Coordenador-Geral de Recursos Humanos da Sesau, por manterem de forma irregular servidores emergenciais, com contratos vencidos, no quadro de pessoal da Secretaria de Estado da Saúde.

A ação foi ajuizada pelo Promotor de Justiça Alzir Marques Cavalcante Júnior com base em fatos ocorridos no ano de 2003, quando o Estado de Rondônia foi autorizado pela Justiça do Trabalho a proceder à contratação de médicos e profissionais da área de saúde, em caráter emergencial, enquanto não houvesse concurso público para preencher as vagas.

Então, com essa autorização, o governo procedeu a contratação, em caráter emergencial, de uma profissional da área de saúde por 120 dias (quatro meses), prorrogáveis por igual período. Ocorre que por meio da rescisão do contrato da profissional, observou-se que ela foi admitida em 20 de outubro de 2003 e sua saída ocorreu em 10 de maio de 2005, ou seja, o prazo previsto no contrato emergencial foi extrapolado.

O secretário de Saúde alegou a ilegitimidade passiva de responder à ação e o ex-Coordenador-Geral de Recursos Humanos da Sesau, por sua vez, alegou prescrição do fato e necessidade de comprovação do dolo para configuração do delito previsto no artigo 11, da Lei 8.429/92 (Lei da Improbidade Administrativa). A Juíza Inês Moreira da Costa, no entanto, não aceitou as alegações, recebeu a ação e determinou a citação dos ex-dirigentes da Sesau para contestarem no prazo legal.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura notifica empresa e suspende taxa de estacionamento na rodoviária

Últimos detalhes são definidos para os desfiles dos blocos de rua na capital

Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia

Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra