Ação da CDL e prefeitura garante a instalação de 300 lixeiras na região central de Ji-Paraná

Com o recurso também foram adquiridos dez Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que são lixeiras maiores para o acondicionamento de resíduos sólidos secos e recicláveis. Esses PEVs serão colocados em pontos estratégicos da cidade, ainda a serem definidos entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (Coocamarji).
Quanto às lixeiras convencionais, estas já estão sendo instaladas. O trabalho iniciou pela Avenida Brasil, mas beneficiará também as avenidas Marechal Rondon, Maringá, ruas do Centro e os órgãos públicos que atendem grandes quantidades de pessoas.
Segundo a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Kátia Casula, o Programa Cidade Limpa, além da instalação das lixeiras e da parceria com a Coocamarji, prevê ainda palestras e outras ações de sensibilização da população quanto ao descarte correto do lixo.
O lixo armazenado nas lixeiras será recolhido diariamente pela equipe de limpeza da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. Esta equipe já faz o trabalho de limpeza das vias urbanas, varrendo as ruas, limpando os canteiros, podando árvores e gramados e recolhendo pequenos entulhos.
Para o Prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), manter a cidade limpa é um desafio, pois a cada dia o volume de lixo nas ruas é maior. Desde o inicio da gestão em 2013 foi criado uma equipe que realiza o trabalho de limpeza. Um serviço importantíssimo, porque ajuda reduzir o entupimento de bueiros e minimiza alagações, mas também porque contribui para o embelezamento da cidade, disse Jesualdo.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes