Rondônia, 14 de janeiro de 2026
Geral

Acir Gurgacz sugere desoneração na contratação de domésticas

Nesta terça-feira (26), no plenário, o senador Acir Gurgacz, líder do PDT, destacou a conquista dos merecidos direitos dos empregados domésticos, com a promulgação da PEC 66/2012, mas fez um alerta em defesa da categoria e dos seus empregadores. "Comemoramos a aprovação da PEC, mas precisamos assegurar que elas terão o emprego garantido", afirmou o parlamentar.

Em contrapartida, Acir Gurgacz explicou que o empregador doméstico não é empresa, é uma pessoa física, sem fins lucrativos, e isso o coloca em situação de fragilidade perante a nova legislação. "Esse empregador não tem alguns benefícios dados às empresas e muitos estão fazendo as contas para saber se poderão continuar com uma empregada em casa", ressaltou.

O senador Acir Gurgacz afirmou que deve-se iniciar a aplicação da lei estendendo para o setor doméstico uma possibilidade de desoneração da folha de pagamento, reduzindo os custos dos empregadores domésticos. "Isso deverá ser uma forma de evitar a demissão de milhares de empregadas domésticas, e estimular a formalidade", acrescentou Gurgacz. "Os direitos das empregadas são justos e merecidos, mas acredito que, se não forem dados benefícios a quem contrata, o emprego doméstico será diminuído", finalizou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Bloco “Até Que a Noite Vire Dia” homenageia bairro Mocambo no desfile de fevereiro

Mais de 44 mil carteiras de identidade prontas não foram retiradas em Rondônia

Energisa incentiva economia de energia nas férias escolares com dicas práticas e divertidas

Refis Municipal permite negociação de dívidas com até 100% de desconto e parcelamento em até 36 vezes