Acordo parcial fixa valor para indenização dos familiares dos presos mortos em incêndio
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos - CDDH da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia esteve nesta quarta-feira (12 de setembro) reunida para a busca de um entendimento, visando o pagamento da indenização por danos morais, aos familiares dos sete presos mortos durante incêndio na Colônia Penal, no último mês de agosto de 2012. O Governo Estadual com base em sentenças anteriores do Tribunal de Justiça, apresentou a proposta do pagamento do valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) em cota única para cada família. Apesar da relutância, o advogado das vítimas, acabou aceitando a proposta governamental, mas declarou que a briga iria continuar posteriormente no âmbito do judiciário.
Participaram da reunião da CDDH os seguintes deputados: Euclides Maciel (PSDB), Saulo Moreira (PDT), Edson Martins (PMDB), e Ribamar Araújo (PT). Autoridades convidadas presentes: secretário estadual de Justiça, delegado Fernando Antônio de Souza; conselheiro substituto do Tribunal de Contas, Omar Pires Dias; representante da Secretaria Estadual de Finanças, Heloisa Helena Sobral; chefe da Casa Civil, advogado Juscelino Amaral; procurador do Estado, Alexandre Cardoso da Fonseca; e o advogado dos familiares das vítimas, Breno Mendes.
Ao apresentar a proposta do Governo de indenização por dano moral no valor de apenas R$ 20.000,00 (vinte mil reais), o procurador Alexandre Fonseca destacou que qualquer valor aleatório implicaria numa demanda judicial. O secretário da Sejus, Fernando de Souza disse que irá verificar disponibilidade orçamentária para pagamento imediato das indenizações, e caso não exista previsão, irá encaminhar solicitação de suplementação orçamentária, e desta feita dependerá de aprovação da Assembleia Legislativa.
O advogado Breno Mendes disse que o acordo não implica numa quitação plena e neste sentido, posteriormente vai recorrer judicialmente.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes