Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Acre receberá R$ 2,2 milhões para combater efeitos das cheias

O Governo Federal reconheceu hoje (28) a situação de emergência, por procedimento sumário, de municípios do estado do Acre afetados por inundações. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União. Também foi autorizada a transferência de R$ 2,2 milhões para ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento dos serviços essenciais no estado.

Considerando a natureza e o volume de ações a serem implementadas, a execução das obras e serviços tem prazo de um ano, a partir da publicação da portaria. Neste sábado (1º) faz um mês que as primeiras famílias foram retiradas de bairros atingidos pela cheia do Rio Acre e levadas para o Parque de Exposições da capital, Rio Branco, onde 331 famílias estão abrigadas. O nível do Rio Acre registrou, às 18h de ontem (27), 14,85 metros na capital.

Segundo informações do Dnit, na quinta-feira a BR-364 teve o tráfego suspenso no trecho que corta o município de Jacy-Paraná, em Rondônia. O motivo da interdição foi a forte correnteza das águas do Rio Madeira, que invadem a pista e tornam a passagem de veículos perigosa nas áreas alagadas. As equipes do Dnit, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, monitoram o local.

O governo acriano informou ainda que entrou em contato com o Consulado do Peru para verificar a possibilidade de o Acre comprar produtos do país vizinho, para que a população não sofra com o desabastecimento. Como resposta, foi informado de que as cidades peruanas têm condições de fornecer farinha de trigo e hortifrutigranjeiros e que o reservatório da região de Madre de Diós está abastecido e pronto para fornecer gasolina e diesel ao Acre.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6