Acusado de estupro tem liberdade negada pela Justiça
Preso desde o dia 15 de junho deste ano, um homem acusado de estupro de vulnerável vai permanecer encarcerado em Porto Velho. Ele foi preso preventivamente pela suposta prática do crime, que é a violência sexual contra menores de 14 anos. A prisão foi determinada pelo 2º Juizado da Infância e da Juventude de Porto Velho, e a defesa do acusado recorreu à segunda instância da Justiça estadual (TJRO) na tentativa de libertá-lo, porém o relator do processo, desembargador Daniel Ribeiro Lagos, negou o pedido liminar (inicial) e solicitou mais informações sobre o caso para voltar a analisar a questão.
Estupro de vulnerável
Contudo, para o relator do processo, a concessão de liminar em habeas corpus é medida excepcional, que exige a constatação de ilegalidade ou abuso de poder. "A concessão de liminar em habeas corpus está vinculada à hipótese de flagrante constrangimento ilegal imposto ao réu, o que não se verifica no caso", decidiu o desembargador. O relator do processo na 2ª Câmara Criminal requisitou mais informações sobre o caso ao Juizado da Infância de Porto Velho, o que pode ser feito por meio eletrônico (e-mail), sem necessidade do envio por malote, por questão de celeridade e economia processual. A decisão foi publicada na edição 172/2011 (16-09) do Diário da Justiça Eletrônico.
Estupro de vulnerável
O crime, previsto pelo artigo 217-A do Código Penal, consiste em ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos. A pena prevista é de 8 a 15 anos de prisão. A legislação também prevê que incorre na mesma pena quem pratica tais atos com alguém que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato sexual, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência.
Veja Também
Sindeprof comunica falecimento de Maria Dolores dos Santos Leal, mãe da vereadora Ellis Regina
Onça é flagrada por câmeras perto do Parque Circuito e gera alerta
Saiba como realizar a mudança de titularidade de imóvel no cadastro municipal
Chamada Escolar 2026: matrículas da rede estadual acontecem de 19 a 23 de janeiro