Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Acusado de matar homem que dormia em calçada é condenado a 15 anos

O Conselho de Sentença (jurados), composto por 4 mulheres e três homens, presidido pelo juiz Áureo Virgílio Queiroz, do 1º Tribunal do Júri da Comarca de Porto Velho, condenou Francisco Ralfe Rocha a 15 anos de reclusão, sob acusação de ter matado, a pauladas, Marcelo Rodrigues da Silva, que dormia na calçada da Rua Mamoré, em Porto Velho. Como revelou a sentença, “os jurados decidiram, por maioria, que o acusado cometeu o crime de homicídio duplamente qualificado, rejeitando as teses defensivas de homicídio privilegiado e de exclusão das qualificadoras”, que impossibilitou a defesa da vítima e motivo fútil.

A dosimetria da pena-base foi de 12 anos, porém somada com as duas qualificadoras, mais a reincidência criminal de violência doméstica, mesmo com a redução de um ano pela confissão espontânea, a pena definitiva ficou em 15 anos a cumprir no regime inicial fechado.

O crime aconteceu no dia 7 de junho de 2019, quando Marcelo Rodrigues dormia. Segundo a denúncia, a motivação foi devido a pequenas divergências.

O réu continua respondendo ao processo n. 0009289-56.2019.8.22.0501, preso, mesmo que ingresse com recurso. O julgamento iniciou às 8h30 e encerrou às 13h35, de segunda-feira, 2.

Julgamento nesta terça-feira

Nesta terça, feria, 3, quem está sendo julgado é o réu Wander Sandro da Silva Pinto. Ele é acusado de tentativa de homicídio qualificado e porte ilegal de arma. Segundo a sentença de pronúncia, Wander teria atirado em Valério Araújo da Silveira, por achar que a vítima tinha um caso com a sua esposa. No dia da prisão preventiva, 21 de setembro de 2018, o réu estaria com a arma do crime em seu local de trabalho, dentro em um ônibus coletivo, do qual ele era motorista.

O crime aconteceu no dia 9 de setembro de 2018, na Rua Piramutaba, Bairro Lagoa, em Porto Velho. Réu preso. Processo n. 0013932-91.2018.8.22.0501.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Homem é atacado com pedrada e agressor é preso na Zona Norte

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema