Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Acusado de receptação responderá a processo em liberdade

A desembargadora Ivanira Feitosa Borges, da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Rondônia, deu a um acusado de receptação de objetos roubados o direito de responder ao processo em liberdade. A magistrada concedeu o pedido de liminar em Habeas Corpus. Ela ainda voltará à análise do pedido, depois de receber informações da 1ª Vara Criminal da comarca de Ji-Paraná, onde o homem foi preso.



No pedido feito ao Tribunal de Justiça (desembargadores), o advogado sustentou que o acusado preenche os requisitos para responder ao processo em liberdade, pois tem família constituída, residência fixa e trabalho lícito.

Ele já havia pedido liberdade provisória, entretanto o juiz negou, argumentando que esse tipo de crime tem aumentado, em sua maioria movido pelo comércio desenfreado de substâncias entorpecentes, alegando ainda que a liberdade provisória naquele momento incentivaria a prática de novos crimes, e que o fato da vítima vê-lo solto pela cidade desprestigiaria a Justiça.

No pedido feito ao Tribunal de Justiça (desembargadores), o advogado sustentou que o acusado preenche os requisitos para responder ao processo em liberdade, pois tem família constituída, residência fixa e trabalho lícito.

"Em princípio, é possível concluir¿se que estão presentes os requisitos da concessão de liminar, Para ela, a "fumaça do bom direito" e o "perigo da demora", estão presentes no pedido de liberdade feito pela defesa. Com isso, Ivanira Feitosa concedeu a liminar, pois encontrou, "de forma robusta e satisfatória", elementos para dar ao acusado a liberdade provisória e determinou a expedição de mandado de soltura, se por outro motivo ele não estiver preso.

Receptação

O crime é previsto pelo art. 180 do Código Penal / Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influi para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte: (Alterado pela L-009.426-1996)

A pena é de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

Habeas Corpus nrº 0005781-68.2010.8.22.0000

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema