Acusados de chacina no Urso Branco começam a ser julgados na quinta
Serão julgados por júri popular, a partir desta semana, os 16 acusados de participação na chacina ocorrida em janeiro de 2002, na Casa de Detenção José Mário Alves, conhecida como Urso Branco, em Porto Velho. Representantes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) fazem parte da Comissão Especial do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) que acompanhará o julgamento.
O episódio, que vitimou 27 presos, levou o Brasil a ser denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).
05/05
Calendário dos julgamentos
05/05
8h - 1ª sessão de julgamento, quando serão julgados os réus Michel Alves das Chagas (Chimalé) e Anselmo Garcia de Almeida (Fininho).
10/05
8h - 2ª sessão de julgamento, quando serão julgados os réus Assis Santana da Frota, Cirço Santana Silva (Cirção) e Alexandre Farias (Cabeludo/Carioca).
13/05
8h – 3ª sessão de julgamento, quando serão julgados os réus Marco Antônio Morais da Fonseca (Godoi), Samuel Cavalcante Carvalho e Roberson dos Santos Carmo (Japão).
17/05
8h - 4ª sessão de julgamento, quando serão julgados os réus Ronaldo de Freitas Pimentel, Gledistone Muniz da Silva (Mucambo) e Rogério Barbosa do Nascimento (Gera).
20/05
8h - 5ª sessão de julgamento, quando serão julgados os réus Adriano Alves (Pulga), Lichard José da Silva (Piu-Piu) e Anderson França (Besouro).
25/05
8h - 6ª sessão de julgamento, quando serão julgados os réus Macson Cleiton Almeida Queiroz (Quinho) e Márcio Viana da Silva (Pilha).
Veja Também
Governo entrega CNH Social a 82 condutores em diversos municípios
Nova 364 conclui obras na junta da ponte do Rio Machado
Operação Audácia 7 cumpre 38 buscas e 23 prisões temporárias em Rondônia e outros dois estados
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas