Advogado Diego Vasconcelos recebe reconhecimento nacional no meio jurídico

Responsável pelo anuário Análise Advocacia 500, a Análise Editorial listou o advogado Diego Vasconcelos como um dos mais admirados do Brasil. O profissional rondoniense foi escolhido no processo de pesquisa de análise de mercado com milhares de empresas de porte e seus executivos. A premiação reconheceu a atuação de Diego Vasconcelos, sócio-fundador do escritório Nova Advocacia.
Doutor em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, com estágio de pesquisa na Università Del Salento, na Itália, Diego também é Mestre em Direito Constitucional pela UNIFOR. Hoje, ele exerce a função de professor adjunto na Universidade Federal de Rondônia (Unir), vinculado ao Programa de Pós- Graduação em Filosofia e ao Departamento de Ciências Jurídicas, e participa de grupos de pesquisa no Brasil e no exterior.
A trajetória de Diego Vasconcelos é atuante no meio jurídico e acadêmico. A premiação destaca a autoria do livro "O que garante(m) as garantias: a formação do conceito de garantias fundamentais no constitucionalismo moderno" e possui uma sólida produção acadêmica, incluindo artigos, capítulos de livros, contos e poesias. Ele também é membro da Academia Brasileira de Direito e da Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes, entidade que preside desde 2024, reforçando seu compromisso com a produção intelectual e a cultura jurídica. Além disso, é fundador e presidente do Instituto Rondoniense de Direito Constitucional.
O Nova Advocacia, liderado por Diego Vasconcelos e Márcio Nogueira (CEO), também foi reconhecido como um dos escritórios Mais Admirados do país. Esse reconhecimento reforça o compromisso do escritório com a excelência e a busca por soluções inovadoras para seus clientes.
Desafios no início da carreira
O ano de 2004 foi marcado pela iniciativa de dois jovens advogados de Porto Velho. Diego Vasconcelos e Márcio Nogueira decidiram trilhar seus próprios caminhos, enfrentando o desafio da profissão, em um cenário dominado por bancas tradicionais já consolidadas há décadas.
Desde o primeiro dia, encararam desafios imensos: conquistar clientes sem o peso de um nome conhecido, competir com escritórios maiores e superar o ceticismo de quem duvidava da capacidade de dois profissionais tão jovens.
Persistência logo se tornou marca registrada da dupla. Enquanto muitos desistiriam frente às primeiras dificuldades, Diego e Márcio as abraçaram como oportunidades de aprendizado. Madrugadas em claro estudando processos complexos e finais de semana dedicados a estratégias jurídicas viraram rotina. Aos poucos, eles ganharam causas importantes contra adversários poderosos, provando que o tamanho de um escritório não define sua competência.
Rompendo barreiras e inspirando jovens advogados
Desde o início, Diego Vasconcelos e Márcio Nogueira foram pioneiros em romper barreiras no meio jurídico regional. Eles criaram espaço para novos talentos – não apenas para si mesmos, mas para toda uma geração de advogados que assistiu à ascensão do pequeno escritório com admiração. Aos poucos, outros profissionais em início de carreira passaram a acreditar que também poderiam empreender na advocacia.
Hoje, passadas duas décadas desde aquele audacioso começo, o escritório fundado por Diego Vasconcelos e Márcio Nogueira tornou-se uma referência de sucesso e inovação. Presente em quatro estados e com quase 80 advogados, mantém os valores de excelência técnica e atendimento próximo do cliente.
Mas talvez o maior legado deixado por Diego e Márcio vá além dos números ou prêmios recebidos. A transformação da advocacia em Porto Velho é perceptível nas novas gerações de profissionais que surgiram inspiradas por essa história. Persistência, coragem e excelência técnica foram as chaves que abriram portas antes imaginadas inacessíveis.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes