Aftosa: Mais de 10 mil propriedades foram adquiridas durante as Campanhas de Vacinação
Desde 2003 o número de propriedades rurais controladas pela Agência Idaron vem aumentando, paulatinamente, no Estado de Rondônia. De 93.024 propriedades no início do milênio, hoje temos 103.109 localidades para criação de bovinos e bubalinos. Ou seja, um aumento de 9,78 % em relação ao ano de 2003.
De acordo com os últimos dados levantados na 24ª Campanha Contra a Aftosa, enquanto em 2007, foram registradas 102.861 propriedades rurais, neste 2008, o número está no patamar dos 103 mil, com o surgimento de mais 248 propriedades. O total da área territorial ocupada por estas fazendas é de 237.576.167 Km2 que abriga as mais de 10 milhões de cabeças de gado.
Na última campanha, o presidente do Idaron, Augustinho Pastore, ressaltou que mais de 99,3% do gado fora vacinado, e que a expectativa com as próximas vacinações é a erradicação definitiva da febre aftosa no mínimo em dois anos. O chefe da agência falou que isso se devia muito ao absoluto compromisso de produtores, agentes, e entidades relacionadas. Estamos satisfeitos, e podemos vislumbrar que em dois anos seremos como Santa Catarina, o único Estado da Federação livre da Aftosa sem necessidade de vacinar (Rondônia é tem certificado de livre da doença com vacinação), comentou Augustinho.
Os números também demonstram que a cada etapa de vacinação, o rebanho Rondoniense ganha confiabilidade, já que se fala, inclusive, de ampliar o leque de exportação da carne para mercados difíceis como os da Europa e até da América do Norte. A estimativa de gado abatido para estes últimos meses pode chegar à casa das 65 mil reses/mês.
Veja Também
Comissão Eleitoral está recebendo inscrições de chapas para eleições no Sindeprof
Governo de Rondônia divulga calendário de pagamento para 2025
Rondonienses com renda de até R$ 8 mil podem realizar sonho da casa própria