Rondônia, 02 de fevereiro de 2026
Geral

Agentes penitenciários e policiais participam de treinamento tático do Bope

Com o apoio do Governo de Rondônia, um grupo de agentes penitenciários da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) iniciou nesta quinta-feira o Curso de Patrulhamento Tático de Alto Risco que está sendo ministrado por policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), de Alagoas. O treinamento que é coordenado pelo Centro Especializado de Treinamento Avançado na Caatinga (Cetac), segue até domingo.
De acordo com o diretor do Cetac, Paulo Gomes, o objetivo do curso é trazer para Rondônia as técnicas que são utilizadas em grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo, e fazer esse intercâmbio do conhecimento. “Os alunos devem sondar e aplicar as técnicas de acordo com a realidade local”, explicou.
O secretário de Justiça, Gilvan Cordeiro Ferro, afirmou que faz parte da política do governador Ivo Cassol incentivar a participação de servidores penitenciários e militares em cursos de aperfeiçoamento. “Principalmente, quando o conteúdo desse curso abrange as principais atividades do dia a dia do agente prisional”, enfatizou.
Os instrutores do Bope, tenente Patric, tenente Jatobá e o soldado Agnaldo são profissionais que já passaram por treinamentos do Bope do Rio de Janeiro, considerada a melhor polícia urbana do mundo pela ONU, e da SWAT nos Estados Unidos.
“Para os agentes penitenciários esta é uma oportunidade para aprender noções técnicas de intervenção dentro do Sistema Penitenciário, armamento e munição química, proporcionando assim que toda e qualquer ação leve em consideração a não ocorrência de baixas e a minimização dos riscos”, destacou o tenente Patric.
O conteúdo programático abrange técnicas de progressão em situações táticas, transposição de obstáculos, entradas táticas, arrombamento com explosivos, tiro barricado/abrigado, tiro embarcado em viaturas, técnicas de resgate de reféns, patrulhamento tático padrão Patamo (Bope), combate com arma curta e longa, entre outras.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura notifica empresa e suspende taxa de estacionamento na rodoviária

Últimos detalhes são definidos para os desfiles dos blocos de rua na capital

Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia

Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra