Agevisa confirma criança com H1N1 em Rondônia; Campanha de vacinação encerra nessa sexta-feira
Restando apenas três dias para encerrar a campanha de vacina contra a gripe em todo o país, quase 25% dos grupos prioritários ainda não foram vacinados em Rondônia. No total, segundo Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), 320.995 pessoas foram imunizadas. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%.
Segundo o Ministério da Saúde, o público com a menor cobertura vacinal até o momento é o das crianças, com cerca de 60%. Com a baixa procura pela vacina contra Influenza, nesta semana, o órgão confirmou que um menino de 6 anos, natural do município de Cerejeiras, foi diagnosticado com o vírus da gripe H1N1 no último dia 2 de maio. A análise do material coletado apresentou resultado positivo no dia 25 do mesmo mês.
Após o diagnóstico, a criança foi encaminhada para o Hospital Regional de Vilhena, mas não precisou ficar na UTI. Seu quadro de saúde foi considerado estável e ela recebeu alta no dia 13 de maio.
Casos
Em 2017, foram notificados 37 casos sendo confirmado apenas quatro para síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em Rondônia. Foram confirmados também pela Agevisa, nove óbitos sendo três por influenza vírus (dois influenza B e um H3N2).
Já no primeiro semestre de 2018 foram 56 pessoas foram notificadas, sendo quatro confirmados para influenza sendo três em Porto Velho e uma em Cerejeiras. Foram confirmados também, três óbitos por SRAG, sendo um na capital, um em Rolim de Moura e outro em Vilhena.
Sintomas
Os principais sintomas da gripe H1N1 são febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. Um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.
Conforme a Agevisa, é importante saber distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal-estar, dor de cabeça e febre baixa.
Veja Também
Entenda a diferença entre gripe e resfriado
Baixa adesão dos grupos de riscos à vacina contra gripe preocupa Semusa
Cerca de 30% do público alvo ainda não se vacinou contra a gripe em Rondônia
Campanha de vacinação contra a gripe encerra nesta quinta-feira em Porto Velho