Agevisa orienta consumidores sobre compra e manuseio de galões de água mineral
Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22/03), a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) orienta a população sobre os cuidados antes de adquirir e manusear os galões de água mineral, observando as condições higiênico-sanitárias do estabelecimento para garantir essencialmente a qualidade da água.
A nutricionista Lucia Freitas, do Setor de Alimentos da Vigilância Sanitária/Agevisa, frisou que antes de uma pessoa adquirir um galão de água mineral, observe e não compre o produto que esteja exposto ao sol, claridade excessiva ou calor, não compre água armazenada próxima a produto químico e saneante, em local úmido, exposta a poeira e nas calçadas, local que atraem animais como cães e gatos. “Dependendo do local onde a água mineral é armazenada, ela pode ter as características modificadas”, destacou.
Segundo ela, o correto é que os vasilhames estejam armazenados em local livre de incidência do sol, acondicionado em paletes constituído de material liso, impermeável e de fácil higienização, a embalagem em boas condições de higiene.
Outras observações feitas pela nutricionista da Agevisa são as seguintes: os galões não podem ter arranhões, a data de validade tem que está localizada em cima do garrafão, o lacre não deve está violado.
Ao manusear o galão antes de colocar no bebedouro, a pessoa deve lavar as mãos com água corrente e sabão neutro, limpar bem a superfície externa do galão, lavando bem com água e sabão, higienize com álcool (70%) e aguarde secar completamente para não transferir gosto à água.
Lucia Freiras alerta ainda sobre o término da utilização do galão: nunca utilize para outros fins, pois a embalagem é retornável; evite que corpos estranhos, tais como: papéis, canudos plásticos e outros objetos, caiam dentro do galão. “Em relação aos bebedores, o ideal é fazer a higienização com produtos neutros a cada troca de galão”, reforçou.
Veja Também
Médica Delma Neves encerra 2024 com aprovação na Associação Brasileira de Nutrologia
Nota Legal premia 50 pessoas com meio milhão de reais em prêmios; veja vencedores
Rondônia completa 43 anos de criação com história marcada por ciclos econômicos e luta política