Rondônia, 24 de dezembro de 2025
Geral

Agricultores orgânicos têm alternativas de mercado

Com atuação limitada às feiras populares ou a campanhas eventuais de conscientização sobre a importância de alimentos saudáveis, agricultores familiares atendidos pelo Programa Agroecolóico Integrado e Sustentável (Pais), da Fundação Banco do Brasil (FBB), ganham novas alternativas de mercado em Rondônia.



Atendendo a encomendas, ou em vendas espontâneas, esses produtores cativam novos clientes e adeptos desse tipo de alimento, já que seus produtos, além de totalmente saudáveis, têm durabilidade muito maior.

Três exemplos ocorrem semanalmente em instituições como o Sebrae, a Emater e a Embrapa, em Porto Velho (RO). Uma vez na semana, um produtor expõe e comercializa parte de sua produção de hortaliças, frutos e verduras.

Atendendo a encomendas, ou em vendas espontâneas, esses produtores cativam novos clientes e adeptos desse tipo de alimento, já que seus produtos, além de totalmente saudáveis, têm durabilidade muito maior.

Entre os adeptos dos alimentos orgânicos este Cleide Pereira da Silva, funcionária do Sebrae/RO. “A gente se informa, recebe orientação de especialistas, mas não encontra os produtos nos supermercados. As hortaliças duram mais, além de ser altamente saudáveis”, diz ela.

Caminho

O produtor orgânico que semanalmente comparece ao Sebrae é Ronaldo de Mattos, presidente da Associação de Agricultores Agroecológicos de Porto Velho. “Essas feiras são o caminho. Não deixam de ser uma venda direta ao consumidor, que compra produtos mais baratos que nos mercados, onde os preços são diferenciados”, diz ele.

A tecnologia Pais em Porto Velho tem a parceria do governo federal, FBB, prefeitura, Semagric, Emater, Embrapa, Seagri e Sebrae.

Ronaldo diz que está em estudo o mesmo tipo de atuação em condomínios residenciais. “Faremos uma espécie de kit com os produtos para oferecer aos moradores”.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Sindsef-RO e Fonseca & Assis apresentam balanço de conquistas para servidores federais em 2025

Denunciados na Operação “Cruciatus” são condenados

Mais de 60 famílias do Morar Melhor recebem geladeiras e ventiladores econômicos da Energisa

Ações de fiscalização serão intensificadas até fevereiro de 2026 com integração das forças de segurança