Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Geral

Alzheimer é discutido em seminário realizado pela Abraz em Porto Velho

O alzheimer está em discussão na 1ª Semana de Sensibilização das Doenças Demenciais da terceira idade e também no encontro científico da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) que acontece em Porto Velho desde a quarta-feira (21). Segundo os organizadores, é preciso conscientizar população e governantes sobre a doença, chamando a atenção sobre as poucas políticas públicas voltadas aos idosos e ainda sobre os cuidados que a família precisa ter com pacientes que sofrem com a doença.


“É bom discutir sobre esse assunto, porque tem gente que não leva a doença a sério. Há um tempo eu perdi meu cunhado por causa dessa doença que é muito perigosa e poucos conhecem”, conta o aposentado João Bassani, de 76 anos.

A aposentada Conceição Soares, de 74 anos, fala da dificuldade que os pacientes têm para ter qualquer tipo de assistência necessária sobre a doença. “Eu acho muito bom, porque muitas famílias não têm essa assistência quando precisa fazer algum tipo de tratamento da doença”, diz a aposentada.

“É bom discutir sobre esse assunto, porque tem gente que não leva a doença a sério. Há um tempo eu perdi meu cunhado por causa dessa doença que é muito perigosa e poucos conhecem”, conta o aposentado João Bassani, de 76 anos.

A Abraz tem como prioridade divulgar a doença de alzheimer e contribuir para o constante investimento no tratamento de pacientes e apoio a familiares e cuidadores. Anualmente promove em todo o país, ao longo do mês de setembro, com especial destaque para o dia 21, Dia Mundial da Conscientização sobre a doença de Alzheimer.

O evento segue até o dia 23 de setembro, no auditório do Conselho de Medicina de Rondônia (Cremero). A programação inclui palestras, oficinas e exposição. O encerramento no dia 23 será com uma caminhada no Espaço Alternativo em Porto Velho, a partir das 17 horas.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justiça garante fornecimento de alimentos especiais à idosa

Seminário em Porto Velho vai discutir doenças demenciais em idosos

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo