Amazonas confirma segundo caso de gripe suína
A Secretaria de Saúde do Amazonas confirmou o segundo caso de influenza A (H1N1) gripe suína no estado. É um rapaz de 20 anos que estuda na Nova Zelândia, considerada uma das áreas de risco mundial para contaminação da doença, e que chegou a Manaus no último dia 5. Segundo o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Evandro Melo, por ter apresentado os sintomas assim que desembarcou na capital amazonense, o jovem foi isolado para o tratamento adequado.
Segundo Melo, o rapaz já está curado.Esse jovem recebeu todo apoio necessário e o tratamento recomendado. Ele teve contato com dois familiares que também estão em observação até amanhã. Até o momento, nenhum deles manifestou qualquer sintoma da doença.
O primeiro caso confirmado de gripe suína no Amazonas foi identificado na última semana de junho. Um atleta da Federação de Judô do Amazonas. Tanto ele quanto o segundo caso da doença em território amazonense já estão fora de perigo.
Ainda assim, de acordo com o Comitê de Prevenção e Controle da Influenza A no Amazonas, continuam intensas as ações para o combate a doença. No extremo oeste do Amazonas, em Tabatinga cidade que faz fronteira com Colômbia e Peru militares do Comando Militar da Amazônia reforçam o monitoramento para impedir a proliferação da doença no estado. A circulação de pessoas será observada e todos terão orientações reforçadas sobre a doença. Uma unidade de referência em Tabatinga já está preparada para atender casos de gripe suína.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes